terça-feira, 18 de novembro de 2008

Programas Infantis 4

Sessão Zás-Trás

A Sessão Zás-Trás era um programa infantil exibido pela TV Paulista (hoje Globo), apresentado por Márcia Cardeal e Tio Molina. O texto era de Renato Corrêa e a direção de Renan Alves.
A foto mostra Tia Márcia, ao centro, ao lado da fada, integrantes do programa e crianças ao lado do bolo de aniversário.

O programa foi ao ar pela TV Paulista, entre 1958 e 1965. Pela Globo, entre 1965 e 1970 e voltou ao ar em 1972, quando deixou definitivamente a programação global.

Tia Márcia era ídolo das crianças e apresentava o programa com várias assistentes e palhaços. Antes dela, quando o programa era transmitido pela TV Paulista, apenas para São Paulo, a apresentadora era Gisleine Marilda Roque, Délio Santos, Marco Antonio e Henrique Ogalla, conhecido dublador da época.

Assim que Roberto Marinho comprou a TV Paulista iniciando o império da Rede Globo, o programa passou a ser apresentado por Márcia Cardeal, Tio Molina e tinha como assistentes, Mário Lúcio de Freitas (Pinóquio) e Ayres Campos, que já houvera feito sucesso como Capitão 7, na Record. A foto da direita mostra Tio Molina, último à direita em pé (já falecido).

O programa apresentava diversos desenhos animados e alguns seriados que ficaram célebres como Terra de Gigantes, Família Dó-Ré-Mi, Túnel do Tempo e Tarzan.

Foi um dos mais importantes programas infantis da década de 60. E, antes de Xuxa, Tia Márcia era o grande nome.

Hoje, aposentada, Márcia Cardeal vive em São Paulo, no bairro de Moema.

Curiosidades
<> Quando o programa passou a ser produzido no Rio de Janeiro, Márcia Cardeal deixou a atração, que passou a ser apresentada por Ted Boy Marino.
<> Em 1972 Sessão Zás-Trás voltou a ser produzido em São Paulo com Márcia Cardeal dividindo a apresentação com o garoto Guto, filho de Moacyr Franco.
<> Essa nova fase do programa – já colorido – durou apenas três meses e a atração foi substituída por Víla Sésamo.
<> A foto mostra Márcia Cardeal nos anos 90, já aposentada, mas ostentando o belo sorriso que encantou as crianças da década de 60.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Márcia já 52anos que saudades fiz ANIVERSSARIO 9e meu irmão 10 anos aí com vocês que saudades um abraço sua fã Vera lucia vieira