quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Programas de Humor 1

Faça Humor, Não Faça a Guerra

Entre 1970 e 1972 a Globo produziu e apresentou o humorístico Faça Humor, Não Faça a Guerra, programa dirigido por João Loredo e Carlos Alberto Loffer, com textos, entre outros, de Max Nunes, Jô Soares e Renato Côrte Real. A supervisão era de Augusto César Vanucci.
O programa ia ao ar nas noites de sexta-feira, em substituição a um programa de Dercy Gonçalves, depois passou para segunda-feira, após a novela das oito, que naquele tempo era – realmente – a novela das oito.
Um elenco de primeiríssima qualidade que reunia Jô Soares, Renato Côrte Real, Renata Fronzi, José Vasconcelos, Berta Loran, Geraldo Alves e Maria Cristina Nunes, além de Paulo Silvino e Milton Carneiro como fixos, mais convidados do cast da emissora.
O vídeo mostra o quadro Lelé e Da Cuca. Era um humor leve, despresentioso e sem malícia.



Curiosidades
<> Marcou a estréia de Jô Soares na Globo.
<> O tema de abertura era interessante e dizia, em parte: "É, vai dizer que sim, vai dizer que não?/ Vai ficar assim, sem opinião?/ Dá logo a decisão!..."
<> Um dos quadros mais aguardados era o que encerrava o programa onde Jô e Renato encarnavam Lelé e Da Cuca. Vestidos como Napoleão e com cavalinhos de pau, diziam as coisas mais absurdas.
<> Norminha fez tanto sucesso que chegou a gravar um disco, conforme mostra a reprodução da capa ao lado.
<> Bisú, a esposa de Renato Côrte Real também atuava e protagonizava um quadro em que ia visitar o marido que estava preso. Ela falava o que fazia no dia-a-dia e o pobre marido revoltado dizia para o carcereiro de nome Nelson: “Nerso, deixa eu matar ela só um pouquinho, Nerso”.
<> Alguns quadros foram reprisados em 1980 no Festival 15 Anos e em 1990, no Festival 25 Anos da Globo.

Nenhum comentário: