terça-feira, 11 de novembro de 2008

Papo com Internauta 9

Gerson, o Canhotinha de Ouro

Nosso internauta Luis Roberto Alvarez Machado, do Rio, é fã do ex-jogador e hoje comentarista esportivo Gerson e lançou o desafio ao Ampulheta Virtual de mostrar fotos do “Canhotinha de Ouro” cabeludo.

Gerson, na verdade, ficou calvo precocemente e ainda no auge de sua carreira, enquanto seu futebol ainda era dos mais fortes e vistosos, sua cabeleira já se tornava fraca e escassa.

O Ampulheta pesquisou e não só mostra Gerson com cabelo, como também dá um breve relato sobre sua história e mostra um vídeo.

Gerson de Oliveira Nunes nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1941. Ficou conhecido como Canhotinha de Ouro, apelido dado possivelmente pelo radialista Geraldo Joosé de Almeida. Entre os companheiros era chamado de Papagaio, por ser sempre muito falante.
Profissionalizou-se em 1960, pelo Flamengo e neste mesmo ano defendeu o Brasil na Olimpíadas de Roma. Foi bi-campeão carioca no Botafogo em 67/68 e bi-campeão Paulista pelo São Paulo em 70/71. Em 1973 sagoru-se campeão carioca pelo Fluminense.

O vídeo é uma deliciosa volta ao passado no jogo final do Campeonato Carioca de 1968, onde o Botafogo venceu ao Flamengo por 4x1, num grande jogo de Gerson – ainda com bela cabeleira – que abre o placar, perde um pênalti, faz um gol de pênalti e sagra-se bi-campeão. Alem da atuação de Gerson, vale a pena relembrar a deliciosa reportagem do Canal 100, que era a grande atração dos cinemas.


Na seleção brasileira jogou 11 anos e em 98 jogos pelo Escrete Canarinho, marcou 28 gols.

Participou das Copas do Mundo de 66 e 70, onde tornou-se tri-campeão.
Após 33 anos de carreira, deixou o futebol, abraçando sua segunda paixão, que é o microfone esportivo.
Hoje é comentarista na equipe esportiva da Rádio Globo do Rio de Janeiro.
O Ampulheta Virtual é seu. Tire dúvidas, faça perguntas, dê sugestões. Estaremos sempre pesquisando para trazer tudo para que você sempre esteja bem informado.

Nenhum comentário: