sábado, 16 de agosto de 2008

Tributo 14


Dorival Caymmi

Nasceu em Salvador, 30 de abril de 1914 e faleceu no Rio de Janeiro, na manhã de sábado, 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em sua casa, de falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal. Desde dezembro de 2007 estava em tratamento médico domiciliar.

Pintor, poeta, compositor e cantor, criou um estilo pessoal de eternizar as belezas da Bahia. Deixou composições como Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha e Rosa Morena, entre tantas outras. Era filho de Aurelina Soares, a Dona Sinhá e Durval Henrique Caymmi. Casado com a cantora Stella Maris (nascida Adelaide Tostes) e deixou os filhos Dori, Danilo e Nana Caymmi, todos cantores.

Compôs a música O Que é Que a Baiana Tem?, em 1938, para o filme Banana da Terra (1939). A música acabou sendo grande sucesso na voz de Carmem Miranda e foi um dos motivos da impulsão de Carmem em sua carreira no exterior, transformando a cantora portuguesa numa “autêntica” baiana.

Filho de santo de Mãe Menininha do Cantois, a homenageou escrevendo a música Oração de Mãe Menininha, que foi sucesso em sua voz e de cantoras como Gal Costa e Maria Bethânia.

Caymmi deixou pouco mais de cem composições, o que é pouco pelo tempo de atividade, mas optou em trocar a quantidade pela qualidade. Prova disso é que era capaz de inciar uma composição e retoma-la anos após. Não tinha compromissos comerciais e por isso só criava quando achama que realmente estava inspirado.

Em 1986 foi homenageado pela Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira que venceu o Carnaval daquele ano.

O vídeo mostra um encontro de Dorival Caymmi e Gal Costa na música Só Louco, que também foi abertura da novela O Casarão, da Globo.




Este vídeo é a magistral interpretação de Carmem Miranda para um dos maiores sucessos de Caymmi. Ela é acompanhada pelo Bando da Lua.

Nenhum comentário: