sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Seriados 21

Bat Masterson

Contraponto dos homens do Velho Oeste, ele usava roupas finas, era elegante e evitava armas de fogo. Entretanto sua bengala podia ser avassaladora. Bat Masterson era odiado pelos brucutus e arruaceiros que o discriminavam como “almofadinha” e, charmoso, despertava suspiros nas mulheres.

Resolvendo seus problemas mais usando a inteligência que os punhos, Bat Masterson foi ídolo de 1958 (8 de outubro) a 1961, em 108 capítulos em branco-e-preto. No Brasil desfilou sua elegância na Tupi e Record.

O herói foi vivido por Gene Barry (na foto da esquerda, recentemente) e a série foi uma das mais famosas do gênero. Em novembro de 1961, o ator foi convidado a vir ao Brasil e por aqui foi recebido como verdadeiro astro, chegando a encontrar-se com o presidente João Goulart. Fez shows no Copacabana Palace e no Maracanãzinho, onde chegou a sortear uma bengala réplica da usada no seriado.

O tema da abertura virou sucesso no mundo inteiro e no Brasil a versão alavancou a carreira de Carlos Gonzaga, o verso mais famoso dizia: “no Velho Oeste ele nasceu / e entre bravos se criou / seu nome em lenda se tornou... / Bat Masterson, Bat Masterson”.

O vídeo mostra o tema original de abertura do seriado



Curiosidades

<> Na Tupi o seriado era patrocinado pelo Sabonete Cinta Azul, muito famoso na época.
<> O personagem foi baseado em Willian Bartley Masterson (1853/1921), um agente na vida real, cuja foto está ao lado.
<> Os censores brasileiros perseguiram o herói pois – acredietm – consideravam sua bengala pornográfica, dando conotação a um símbolo fálico.
<> O nome de batismo de Gene Barry é Eugene Klass e no Brasil o personagem foi dublado por Murilo Nery.
<> O ator nasceu em 14 de junho de 1919 e também é cantor.
<> Sua última aparição em TV foi em 2005.

Nenhum comentário: