terça-feira, 19 de agosto de 2008

Novelistas 1

Janete Clair

Nascida Jenete Stocco Emmer, depois de casada incorporou o sobrenome Dias Gomes. Era mineira de Conquista e nasceu em 25 de abril de 1925, falecendo no Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1983. O nome Jenete foi um erro do cartório, na hora do registro. Ela deveria chamar-se Janete, no documento.

Iniciou sua carreira em 1943 como radioatriz na Rádio Tupi, onde conheceu Dias Gomes e, já casada, nos anos 50, iniciou carreira escrevendo folhetins, incentivada pelo marido. Seu primeiro sucesso foi a radionovela Perdão, Meu Filho (1956), na Rádio Nacional.

No início dos anos 60 iniciou em televisão, na TV Tupi. Em 1967, já na Globo, recebeu a incumbência de substituir Emiliano Queiroz em Anastácia, Mulher sem Destino, para reduzir drasticamente os custos de produção. Não teve dúvidas e criou um terremoto que aniquilou mais da metade do elenco, inclusive alguns dos protagonistas.

Efetivada na Globo, escreveu alguns dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira como Sangue e Areia, Rosa Rebelde, Véu de Noiva, Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital e inúmeras outras.

Morreu em decorrêncioa de câncer no intestino, em plena atividade, quando escrevia Eu Prometo. A trama foi assumida por Glória Perez, em conjunto com Dias Gomes.

Se você quiser saber mais sobre Janete Clair, pode entrar em contato conosco deixando uma mensagem.

O vídeo mostra uma homenagem à autora feita pelo Globo Repórter, logo após sua morte. Os vídeos podem demorar um pouco para carregar, mas vale a pena esperar.


Se tivermos de mostrar todos os sucesso de Janete Clair, este blog seria pequeno. Então selecionamos uma das cenas mais marcantes escritas pela autora. Em Irmãos Coragem, as mortes de Potira (Lúcia Alves) e Jerônimo (Cláudio Cavalcante).


Curiosidades

<> Teve quatro filhos: Guilherme, Alfredo, Denise e Marcos Plínio (este faleceu com dois anos e meio).
<> Ganhou o apelido de “Maga das Oito”, pois seus maiores sucessos foram novelas exibidas no horário nobre.
<> Quando a censura proibiu Roque Santeiro, de Dias Gomes, nas vésperas da estréia, Janete foi chamada às pressas para escrever uma substituta. A Globo entrou com o remake de por algumas semanas e logo estreava Pecado Capital que, mesmo não tendo sido devidamente planejada, acabou sendo um dos maiores sucessos da autora e da emissora.
<> Em 1978 o Brasil parou com a pergunta “Quem matou Salomão Ayala (Dionísio de Azevedo)?”, em O Astro.
<> Foi a única autora, até hoje a registrar 100% de audiência. Isso aconteceu em Selva de Pedra, quando Simone (Regina Duarte) foi desmascarada.

Nenhum comentário: