quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Novelas 2

2-5499 – Ocupado

Novela de Dulce Santucci levada ao ar em meados de julho a fins de setembro de 1963 pela TV Excelsior.
No elenco: Glória Menezes, Tarcísio Meira, Lolita Rodrigues, Célia Coutinho e Neuza Amaral, entre outros.

“2-5499, bom dia”, dizia a telefonista-presidiária (Gloria Menezes)
“Perdoe-me, foi engano”, respondia Larry (Tarcísio Meira)
Um diálogo que poderia acabar assim, não fosse ele sentir-se atraído instantâneamente pela voz da telefonista, sem imaginar ser uma presidiária.
Estava dado o pontapé inicial para a primeira telenovela diária da televisão brasileira. Antes as novelas eram exibidas, geralmente três dias por semana. 2-5499 - Ocupado também era assim, pela Excelsior, em São Paulo, sendo que os vídeos-tapes eram exibidos depois em outras praças como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Minas Gerais...
A Excelsior do Rio, acreditando em poder faturar mais com publicidade e querendo habituar as telespectadoras a criar vínculo com a trama, lançou a novela em setembro de 1963, diariamente, iniciando assim uma mania nacional que perdura até hoje. A telenovela diária.

O cartaz é a publicidade da Excelsior paulista, divulgando a novela que tinha o patrocínio da Colgate.

Curiosidades
<> Em São Paulo, a Excelsior era Canal 9, no Rio, Canal 2. Reparem o jogo dos números no título: 2 (Excelsior Rio), 5 e 4 que dá 9 (Excelsior São Paulo), 9 e 9. Um marketing pré-histórico, mas bem legal.
<> Uma pessoa no sul do país, foi obrigado a mudar o númnero de seu telefone, que era 2-5499, devido as inúmeras ligações que passou a receber, com pessoas esperando que Glória Menezes atendesse.
<> Tarcísio teria dito na época que não gostava de TV e sim teatro. Entretanto a novela era uma maneira nova e rápida de popularizar o trabalho de qualquer ator.
<> O texto e a direção era de argentinos.

Nenhum comentário: