domingo, 3 de agosto de 2008

Cantoras 2

Elizeth Cardoso

Nascida Elizeth Moreira Cardoso no Rio de Janeiro, 16 de julho de 1920 e falecida também no Rio, 7 de maio de 1990, foi um dos maiores nomes do samba carioca, quer seja samba-canção, quer seja o chamado sambão.

Apelidada de A Divina foi reverenciada pelo público e pela crítica nos tempos do Rádio e seu carisma só aumentou a partir da chegada da Televisão, onde passou a comandar programas.

Entre 1930 e 1935 foi balconista, cabeleireira e funcionária numa fábrica de saponáceos. Em seu aniversário de 16 anos, cantando para os convidados, foi convidada por Jacob do Bandolim para um teste na Rádio Guanabara.

O pai não queria, mas ela seguiu adiante e passou a apresentar-se no Programa Suburbano, cantando ao lado de nomes como Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva e Noel Rosa, entre outros. Em 1939 casou-se com Ari Valdez, mas a união durou pouco. Em 1941, tornou-se crooner de orquestras e mudou-se para São Paulo em 1945, contratada pela Rádio Cruzeiro do Sul.

Nos anos 60, comandou o programa Bossaudade, na TV Record, onde recebia como convidados, grandes nomes da música brasileira da chamada velha-guarda. Cantando em dupla com Ciro Monteiro, teve momentos memoráveis. Outros programas comandados pela cantora foi o Sambão e Elas por Elas, este dividindo o palco da Record com Hebe Camargo.

O vídeo mostra Elizeth Cardoso em encontro histórico com Jair Rodrigues e Os Originais do Samba cantando Guardei Minha Viola, no programa Sambão da Record.



Curiosidades

<> Apesar de eternizada como A Divina, a cantora ganhou muitos outros apelidos como Mulata Maior, A Noiva do Samba-Canção e A Magnífica, entre outros.
<> Gravou mais de 40 LPs no Brasil e gravou também em países como Argentina, Uruguai, Venezuela, México e Portugal, sempre com sucesso.
<> Também atuou em cinema, nos musicais da

Um comentário:

Eloisa disse...

Eu iria "votar" mas só tem a opção "legal" e esta matéria está "pra lá de legal". Adorei!