Elizeth CardosoNascida Elizeth Moreira Cardoso no Rio de Janeiro, 16 de julho de 1920 e falecida também no Rio, 7 de maio de 1990, foi um dos maiores nomes do samba carioca, quer seja samba-canção, quer seja o chamado sambão.
Apelidada de A Divina foi reverenciada pelo público e pela crítica nos tempos do Rádio e seu carisma só aumentou a partir da chegada da Televisão, onde passou a comandar programas.
Entre 1930 e 1935 foi balconista, cabeleireira e funcionária numa fábrica de saponáceos. Em seu aniversário de 16 anos, cantando para os convidados, foi convidada por Jacob do Ban
dolim para um teste na Rádio Guanabara.O pai não queria, mas ela seguiu adiante e passou a apresentar-se no Programa Suburbano, cantando ao lado de nomes como Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva e Noel Rosa, entre outros. Em 1939 casou-se com Ari Valdez, mas a união durou pouco. Em 1941, tornou-se crooner de orquestras e mudou-se para São Paulo em 1945, contratada pela Rádio Cruzeiro do Sul.
Nos anos 60, comandou o programa Bossaudade, na TV Record, onde recebia como convidados, grandes nomes da música brasileira da chamada velha-guarda. Cantando em dupla com Ciro Monteiro, teve momentos memoráveis. Outros programas comandados pela cantora foi o Sambão e Elas por Elas, este dividindo o palco da Record com Hebe Camargo.
O vídeo mostra Elizeth Cardoso em encontro histórico com Jair Rodrigues e Os Originais do Samba cantando Guardei Minha Viola, no programa Sambão da Record.
Curiosidades
<> Apesar de eternizada como A Divina, a cantora ganhou muitos outros apelidos como Mulata Maior, A Noiva do Samba-Canção e A Magnífica, entre outros.
<> Gravou mais de 40 LPs no Brasil e gravou também em países como Argentina, Uruguai, Venezuela, México e Portugal, sempre com sucesso.
<> Também atuou em cinema, nos musicais da
Um comentário:
Eu iria "votar" mas só tem a opção "legal" e esta matéria está "pra lá de legal". Adorei!
Postar um comentário