segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Atores 4

Jardel Filho

Nascido Jardel Frederico de Bôscoli em São Paulo, 24 de julho de 1927 e falecido no Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1983.

Filho de produtor de espetáculos musicais Jardel Jercoles Bôscoli e da atriz Lodia Silva, Jardel estreou no teatro aos 16 anos, na peça Desejo, já recebendo prêmio de ator revelação do ano.

Na foto, aparece ao lado de Galuce Rocha, no filme Terra em Transe.

Em cinema atuou em mais de 30 filmes, entre eles Floradas na Serra, Uma Pulga na Balança, Macunaíma, Terra em Transe, Rio Babilônia e Pixote – A Lei do Mais Fraco.

Em televisão, entre minisséries e novelas, foram 17 trabalhos, com destaque para O Homem que Deve Morrer, O Bofe, Verão Vermelho e Sol de Verão, trabalho que deixou inacabado.

Morreu numa manhã de domingo em seu apartamento, no Rio, de ataque cardíaco. Estava na reta final de Sol de Verão, onde vivia Heitor e protagonizava a trama ao lado de Raquel (Irene Ravache). A novela era escrita por Manoel Carlos que não teve condições de continuar o trabalho. Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri assumiram a escrita e anteciparam o final, escrevendo 17 capítulos.

A vídeo mostra a última cena em que Jardel aparece em Sol de Verão. Agradecimentos ao grande site Memória da TV.



Esse vídeo mostra a versatilidade de Jardel Filho. Aqui ele dá uma de humorista, ao lado de Jô Soares no programa Praça da Alegria, na Globo em 1977. Agradecimentos ao grande site MofoTV



Curiosidades

<> Morreu num domingo de Carnaval.
<> Foi descoberto por Ziembinsky.
<> Foi casado com as atrizes Márcia de Windsor, Clauce Rocha e Myriam Pérsia.
<> Deixou as filhas Tânia Bôscoli (também atriz) e Adriana.
<> Foi homenageado pelo governador Chagas Freitas, que deu seu nome a um viaduto no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: