terça-feira, 8 de julho de 2008

Grandes Atores 2

Sergio Cardoso

Nascido Sergio Fonseca de Mattos Cardoso, Belém, 15 de março de 1925 e falecido em São Paulo, 18 de agosto de 1972, aos 47 anos.

Passou boa parte da infância em Manaus. Já advogado e morando no Rio de Janeiro, seu sonho era ser diplomata. Entretanto acabou entrando para o Teatro Universitário do Rio de Janeiro estreando no papel-título de Hamlet de Shakespeare e não parou mais. O sucesso foi tamanho que ele largou tudo pela carreira de ator.
(A foto da direita mostra-o ao lado de Ruth de Souza como o escravo Pai Tomás. Nesta novela Sérgio viveu três personagens.)

Em São Paulo participou do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, fazendo trabalhos importantes como A Falecida, A Raposa e as Uvas e Convite ao Baile, entre outras. Fundou sua própria companhia, o Teatro dos Doze, em conjunto com a mulher, a atriz Nydia Lícia, com quem foi casado por muito tempo e teve a filha Silvia Luíza.

Em TV estreou na Tupi e contabilizou vários sucessos como O Cara Suja, o Sorriso de Helena e o maior de todos, Antonio Maria, consagrando-se definitivamente ao lado de Aracy Balabanian. Seu reconhecimento atravessa fronteiras quando – por Antonio Maria – ganha a Ordem do Infante Dom Henrique, do governo português.
(A foto da abaixo também é de Pai Tomás onde ele contracena com Edney Giovenazzi e Paulo Goulart.)

Contratado da Globo em 1969, fez alguns especiais e seis novelas: O Santo Mestiço, A Cabana do Pai Tomás, Assim na Terra como no Céu, Pigmaleão 70, A Próxima Atração e O Primeiro Amor, trabalho que não terminou, pois faleceu durante a trama.

Oficialmente sua morte deu-se devido a um ataque cardíaco, mas correu rumores dando conta de que o ator sofrera um ataque cataléptico – que deixa o corpo da pessoa com os sinais vitais baixíssimos, como se estivesse morta.

O vídeo mostra três momentos de Sergio Cardoso, com Glória Menezes; o inesquecível Antonio Maria e com Elizangela.






Curiosidades
<> Na novela O Primeiro Amor, Sérgio vivia o professor Luciano que era, ao lado de Rosamaria Murtinho, o protagonista.
<> Foi substituído pelo grande amigo e compadre Leonardo Villar, a partir do capítulo 200, e a novela seguiu como se nada houvesse acontecido. A audiência, e o ânimo do elenco, entretanto, jamais foram os mesmos.
<> Um jornal de Belém, na época da morte, levantou a hipótese da catalepsia.
<> Agora: não se sabe se é realidade ou folclore, dizem que seu corpo foi exumado e, ao abrirem o caixão, Sérgio estava de bruços, com o nó da gravata afrouxado e o rosto todo arranhado.
<> Quando morreu, Sérgio Cardoso era um dos atores mais bem pagos da televisão brasileira.
<> Fez quatro filmes. Três Destinos (1955) está até hoje inacabado.
<> Após o sucesso de Antonio Maria, Sérgio e Aracy Balabanian pensaram em correr o Brasil com uma peça de teatro. Porém ao entrarem em cena o público os aplaudia tanto, que tornou-se impossivel o desenvolvimento do trabalho. Tiveram de parar.
<> O ator estava escalado para ser o Tucão de Bandeira 2. Porém não gostou do papel e recusou o convite. Tucão acabou sendo um dos maiores sucessos de Paulo Gracindo.

Nenhum comentário: