sábado, 14 de junho de 2008

Tributo 9

Jamelão

Nascido José Bispo Clementino dos Santos, Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 e falecido também no Rio, 14 de junho de 2008, aos 95 anos, Jamelão ficou conhecido nos últimos 30 anos como grande cantor de sambas-enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, mas na verdade foi um dos representantes de destaque do samba-canção e do samba-dor-de-cotovelo.
Nasceu no bairro de São Cristóvão, mudando-se logo depois para o Engenho Novo onde passou sua juventude. Seu pai havia se separado e Jamelão desde cedo trabalhava para ajudar no sustento da família (mãe, irmã e dois irmãos).
Levado por um amigo, conheceu a Mangueira e apaixonou-se pela Escola de Samba, iniciando seu amor também pela música. Foi corista de Francisco Alves e, um dia teve de substitui-lo iniciando, assim efetivamente sua carreira de cantor.
Nos anos 60 fez sucesso com várias músicas de sua própria autoria e de compositores como Braguinha e Lupicínio Rodrigues, entre outros. Quem Samba Fica, Nunca e Folha Morta são alguns de seus sucessos na MPB.

Como autor e intérprete de samba-enredo começou em 1950, passando a ser uma das vozes mais conhecidas e respeitadas no Carnaval.
Sua saúde estava debilitada havia bom tempo, tendo sofrido derrames. Quando morreu estava internado na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no Rio. Sofria de hipertensão e diabetes e já havia sofrido dois derrames. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Jamelão ficou conhecido também por ser uma pessoa ranzinza. Dizia que não gostava de falar do passado, de falar do presente... não gostava que lhe beijassem a mão ou lhe fizessem qualquer tipo de reverência. Não gostava de roda de samba, não gostava de carnaval e nem gostava de cantar. Cantava apenas para ganhar algum, já que não gostava de dever a ninguém.

O vídeo é uma homenagem ao cantor onde ele interpreta Ronda, grande sucesso em sua voz forte e personalizada.




Curiosidades

<> Seu primeiro emprego foi como jornaleiro, aos nove anos de idade.
<> O apelido Jamelão ganhou na gafieira Jardim do Meyer, onde freqüentava nos tempos de crooner na noite carioca.
<> Possivelmente seu maior sucesso tenha sido Martriz e Filial.
<> Era torcedor do Vasco da Gama.
<> Antes de passar na ala de compositores da Mangueira, iniciou na bateria, tocando tamborim.
<> Foi presidente de honra da Mangueira.

Nenhum comentário: