terça-feira, 3 de junho de 2008

Radialistas 1

Vicente Leporace

Vicente Leporace nasceu em Franca, interior de São Paulo, em 26 de janeiro de 1912. Seu falecimento deu-se em São Paulo, 16 de abril de 1978, aos 66 anos, de edema pulmonar.

Foi ator e radialista. Como radialista iniciou sua carreira em 1941, na Rádio Clube Hertz de Franca, transferindo-se posteriormente para a Rádio Mairink Veiga, do Rio de Janeiro. De volta à São Paulo, aceita o convite de Blota Júnior e trabalha na Rádio Cruzeiro do Sul, passando depois pela Record e Bandeirantes, onde fica por décadas comandando o programa O Trabuco, com grande sucesso.

Como ator participou de dez filmes, de 1947 a 1971, com destaque para Sai da Frente (1952), Sinhá Moça (1953) e Nadando em Dinheiro (1953).

Curiosidades
<> Teve colunas assinadas em alguns jornais de São Paulo
<> O programa O Trabuco ficou no ar pela Rádio Bandeirantes por quase 30 anos. No programa ele comentava os fatos do dia-a-dia de São Paulo, sempre com críticas severas.
<> Ganhou nome de rua, no bairro do Campo Belo, zona Sul de São Paulo.
<> Apresentou na TV o programa Ginkana Kibon ao lado de Clarice Amaral, na Record.
<> Durante a Revolução de 1964, Leporace várias vezes apresentou O Trabuco sob a mira de fuzis, nos estúdios da Bandeirantes, mas nunca deixou de fazer suas críticas severas.
<> Chegou a ser quase um “hospede” da Delegacia de Ordem Política Social (DOPS) que, em nome da censura o mantinha em seus famigerados porões.

Nenhum comentário: