domingo, 1 de junho de 2008

Cantores & Compositores 2

Cazuza

O nome de batismo era Agenor de Miranda Araújo Neto, mas foi como Cazuza que tornou-se conhecido e querido no Brasil inteiro. Nasceu no Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 e faleceu também no Rio, 7 de julho de 1990, aos 32 anos, em decorrência da Aids.

Foi cantor, compositor e poeta, iniciando a carreira como vocalista e letrista do grupo Barão Vermelho, seguindo posteriormente em brilhante carreira solo.

Cazuza tornou-se um ícone da música brasileira na segunda metade do Século XX. Sua parceria com o amigo Roberto Frejat é cultuada no rock brasileiro. Músicas como Bete Balanço e Pro Dia Nascer Feliz, por exemplo, são referências. Mas entre seus grandes sucessos destacam-se também Brasil, Exagerado, Codinime Beija-Flor, Ideologia, Faz Parte do Meu Show e O Tempo Não Pára, entre outros.
Rebeldia, polêmica, boemia também acabaram virando marca registrada de Cazuza. Foi o primeiro artista brasileiro a admitir publicamente ser soropositivo e já havia admitido em entrevistas, antes, ser bissexual.

O vídeo mostra Cazuza já doente, cantando ao vivo com Gal Costa a música Brasil. O outro o mostra em plena forma em Codinome Beija-Flor. Dois vídeos que mostram fases absolutamente distintas do artista.








Curiosidades

<> O apelido Cazuza foi dado ainda na barriga da mãe. Seu avô paterno, pernambucano, chamou-o de Cazuza, Vespa, lá no Nordeste.
<> Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros cantores.
<> Participou de dois filmes: Bete Balanço (1984) e O Tempo Não Pára (1987) e, após sua morte dois documentários foram feitos sobre ele.
<> A memória de Cazuza será sempre preservada com a Sociedade Viva Cazuza, que sua mãe, Lucinha Araújo, comanda. A foto mostra o pequeno Cazuza ao lado da mãe Lucinha.
<> Ney Matogrosso já disse que Cazuza foi um dos grandes amores de sua vida.

Nenhum comentário: