terça-feira, 24 de junho de 2008

Cantoras 1



Celly Campello

Nascida Célia Benelli Campello em Taubaté, 18 de junho de 1942 e falecida em Campinas, 3 de março de 2003, aos 60 anos.

Precursora do rock no Brasil, iniciou a carreira aos seis anos, cantando no programa Clube do Guri, na Rádio Difusora de Taubaté. Estudou violão, piano e balé. Precoce, aos 12 anos já tinha um programa de rádio e aos 15 gravou seu primeiro disco. Era um 78 rotações sendo que um lado era uma música sua e do outro uma música do irmão Tony Campello, que a acompanhou por praticamente toda sua vida artística. Em TV estreou no programa Campeões do Disco, na Tupi, em 1958. Um ano apos comandava com o irmão o programa Celly e Tony em Hi-Fi, na Record.

A carreira decolou de vez em 1959, quando gravou a versão do então sucesso mundial Stupid Cupid. Com Estúpido Cupido, vieram outros sucessos como Banho de Lua e Lacinhos Cor-de-Rosa.

Além de cantora também teve experiência como atriz, tendo participado de filmes de Mazaropi e na novela Estúpido Cupido, da Globo.

Celly, para frustração de toda uma geração, abandonou a carreira com apenas 20 anos, ao casar-se com Eduardo Gomes Chacon, namorainho de adolescência. Abandonou a carreira e foi viver como dona-de-casa em Campinas, ficando muitos anos absolutamente reclusa.
Dizem, mas nunca foi provado, que Celly era cogitada para apresentar o programa Jovem Guarda ao lado de Roberto e Erasmo e Wanderléa só foi convidada após a recusa de Celly.
Em 1976, com o sucesso da novela Estúpido Cupido, fez uma participação especial e chegou a cumprir uma agenda de shows, mas acabou novamente, após o período da novela, no ostracismo.
Celly morreu no Hospital Samaritano, em Campinas, vítima de câncer, deixando de luto uma geração inteira.

O vídeo mostra Celly e o irmão Tony num especial de TV.

Nenhum comentário: