sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cantores & Compositores 1

Vinícius de Moraes

Nascido no Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 e falecido também no Rio, 9 de julho de 1980, Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes foi cantor, compositor, poeta, jornalista e diplomata.

Boêmio inveterado, era conhecido por Poetinha e contabilizou nove casamentos em sua vida. Teve como maiores parceiros em sua carreira, Toquinho, Tom Jobim, Carlos Lyra e Baden Powell.

Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes (funcionário da Prefeitura, poeta e violonista amador) e Lidia Cruz de Moraes (pianista amadora), Vinícius teve uma infância tranqüila e normal.

Em 1936 empregou-se como censor cinematográfico junto ao Ministério da Educação e Saúde. Dois anos depois, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas em Oxford.

Em 1941 retornou ao Brasil empregando-se como crítico de cinema no jornal A Manhã do Rio de Janeiro. Em 1942 prestou concurso para o Itamaraty e foi reprovado. No ano seguinte foi mais feliz.

Em 1946 assumiu seu primeiro posto diplomático como vice-consul em Los Angeles. Com a morte do pai, em 1950, retornou ao Brasil, mas ainda na década de 50 atuou com diplomacia em Paris e Roma. A carreira diplomática foi encerrada em 1968.

Artisticamente Vinícius começou a ser conhecido a partir de 1954, quando escreveu a peça Orfeu da Conceição, também nesta época já escrevia livros. Musicalmente, conheceu Tom Jobim na década de 50 e tornaram-se grandes amigos e parceiros.

Nos anos 60 foi quando inúmeras de suas canções foram gravadas por grandes nomes principalmente da Bossa Nova e já nos anos 70, já absolutamente consagrado e tendo uma parceria de sucesso com Toquinho, produziu muito em termos musicais e literários.

O vídeo mostra duas feras: Vinícius e Tom Jobim cantando o clássico Garota de Ipanema. Tom ao lado do inseparável piano. Vinicius ao lado dos inseparáveis copo de uisque e do cigarro. Ah, tem também o acompanhamento de Toquinho e Miucha. O show é na Itália e o arranjo é algo de sensacional. Vale a pena ver e rever.

Nenhum comentário: