quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mitos 4

Nelson Gonçalves

Nascido Antonio Gançalves Sobral, em Santana do Livramento-RS em 21 de junho de 1919, Nelson Gonçalves foi um dos grandes nomes da MPB. Ele é, até hoje, o segundo maior vendedor de discos da história da música brasileira, tendo vendido 78 milhões de discos e só perdendo para Roberto Carlos que já ultrapassou a casa dos 80 milhões. Seu sucesso maior é A Volta do Boêmio.
Ainda pequeno mudou-se com os pais, portugueses, para o bairro do Brás, em São Paulo e era levado pelo pai que fazia-se de cego, enquanto o pequeno Antonio cantava. Antes de levar a música como profissão, foi jornaleiro, mecânico, tamanqueiro, engraxate e polidor. Aos 16 anos chegou a conquistar o título Paulista de boxe, na categoria peso-médio.

Gago, foi apelidado de “Metralha”. Assim mesmo resolveu ser cantor e, como não podria deixar de ser, seu início foi dos mais difíceis. Em 1939 foi para o Rio de Janeiro onde tentou vários programas de calouros, sendo reprovado na maioria, inclusive no famoso programa de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Em 1941 finalmente conseguiu gravar um disco de 78 rotações. Foi contratado como crooner no cassino do Hotel Copacabana Palace e assinou contrato com a rádio Mairink Veiga, onde finalmente o sucesso lhe sorriu.

Nos anos 50 além do sucesso em todo o Brasil, chegou a apresentar-se no Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Porém, em 1965 caiu no mundo das drogas, tendo sido inclusive preso em flagrante por envolvimento com cocaína. Ficou um mês na Casa de Detenção. Recuperou-se, deixou o vício e, com a ajuda da mulher, retomou a carreira de sucessos.

Nunca deixou de gravar e fez sucesso nos anos 70, 80 e 90. Sempre procurou estar ao lado de novos talentos, tendo gravado músicas de Ângela Ro Ro, Kid Abelha, Lulu Santos e Legião Urbana.

Morreu de parada cardíaca no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.

O vídeo mostra o grande Nelson Gonçalves


Curiosidades
<> Foi casado, nos anos 30, com Elvira Molla, com quem teve dois filhos.
<> De 1952 a 1959 foi casado com a cantora Lurdinha Bittencourt.
<> Em 1965, novo casamento, desta feita com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve um casal de filhos.
<> Em toda a carreira gravou mais de duas mil músicas em 183 discos de 78 rotações, e 128 LPs.
<> Vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Nenhum comentário: