domingo, 13 de abril de 2008

Atores 3

Carlos Zara

Em 14 de fevereiro de 1930 nascia, em Campinas, Antonio Carlos Zarattini, que se transformou em Carlos Zara, ator e diretor. Ele morreu em 11 de dezembro de 2002, aos 72 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago.

Antes de seguir a carreira artística formou-se em engenharia. Em teatro, estreou na peça Uma Cama para Três. Em TV, iniciou na Record, em 1956 e em 1959 foi para a Tupi, voltando no ano seguinte para a Record para dirigir o Grande Teatro Record. A Excelsior o levou em 1967, onde viveu um de seus melhores momentos em O Tempo e o Vento, como Capitão Rodrigo.

Atuou em mais de 30 novelas e minisséries, 26 peças e quatro filmes. Seus maiores destaques em TV foram na Rede Globo onde atuou, entre outras, em Pai Herói, Sassaricando, Pátria Minha e Direito de Amar. Em Pai Herói, como César Reis, um de seus melhores momentos.

Casado com a atriz Eva Wilma por 23 anos, seu último trabalho em TV foi ao lado da esposa no seriado Malú Mulher, na Globo. O câncer foi descoberto em 2001 e vinha sendo tratado com radioterapia e quimioterapia. Antes de falecer Carlos Zara ficou internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O vídeo mostra cena da primeira versão de Mulheres de Areia, em 1973, na Tupi, no aniversário das gêmeas Ruth e Raquel. Apareece também Rolando Boldrin.



Curiosidades
<> Carlos Zara e Eva Wilma se conheceram nos bastidores da TV Tupi, quando ela ainda era casada com John Herbert.
<> Formaram um dos casais de casamento mais sólido do meio artístico do Brasil.
<> Nascido em Campinas, mudou-se para São Paulo aos 18 anos para estudar.

Nenhum comentário: