quarta-feira, 23 de abril de 2008

Especial Batman 4

Cesar Romero – Coringa

O mais cultuado dentre os arquiinimigos de Batman, o Coringa no seriado foi interpretado por Cesar Romero, nascido Cesar Julio Romero Jr., em Nova Iorque, 15 de fevereiro de 1907 e falecido em Santa Monica, 1 de janeiro de 1994.

De origem cubana, começou como ator e dançarino na Broadway tendo estreado no cinema em A Ceia dos Acusados (1934). Por sua origem, era requisitado, nas décadas de 30, 40 e 50 para papéis de “latin lover”.

Mente doentia, Coringa não perdia oportunidades para tentar ridicularizar Batman. Chegava a rir de sí próprio, vez por outra, ao ser capturado pelo heroi.
Uma das versões sobre o surgimento do vilão diz que era um trabalhador, homem casado e feliz. Trabalhava como assistente de laboratório na Indústria Química Ace, em Gotham City. Esperando tornar-se um comediante, ele deixou seu emprego mas logo percebeu que as platéias não o achavam engraçado.

Sentindo-se fracassado e precisando sustentar sua esposa grávida, acabou envolvendo-se no mundo do crime. Foi pressionado por bandidos a guia-los a uma fabrica de baralho, vizinha à Química Ace, onde aconteceria um assalto.

Entretanto, no dia combinado, a tragédia o atingiu: sua esposa foi eletrocutada num acidente. Desanimado, o futuro Coringa quis desistir, mas foi pressionado a manter sua palavra. Apesar de relutante, ele levou a gangue à Química Ace naquela noite. Estava disfarçado usando um capacete metálico.

Porém, o crime foi frustrado pelos seguranças da indústria e por Batman. Ao tentar fugir, o ex-funcionário caiu num tanque de lixo químico e, quando removeu o capacete, descobriu a proporção do estrago: sua pela desbotou tornando-se totalmente branca, seus lábios ficaram extremamente vermelhos e seus cabelos ganharam coloração verde. O choque, aliado ao trauma da perda da esposa, joraram o pobre homem além dos limites da sanidade. Nascia, assim o Coringa.


O vídeo mostra uma das inúmeras vezes em que a dupla dinâmica cai refém do vilão bufão. Mas, é claro, os herois levam a melho no final.



Curiosidades
<> Durante as filmagens de Aconteceu em Havana, conheceu e tornou-se amigo de Carmem Miranda, além de apaixonar-se pelo Rio de Janeiro, onde esteve por duas oportunidades.
<> Numa delas, no Carnaval de 1946, veio ao Rio com Tyrone Power, de quem o ator era amigo íntimo.
<> Uma das exigências de Cesar Romero quando filmou Batman era que seu bigode não fosse raspado. A maquiagem branca disfarçava o bigode do ator, mas se repaparam bem, dá para perceber.

Nenhum comentário: