domingo, 2 de março de 2008

Tributo 4



Haroldo de Andrade
Nos fotos, Haroldo em 2005 quando inaugurou a Rádio Haroldo de Andrade e em 1977, na Rádio Globo.

Nascido em Curitiba, em 1 de maio de 1934, Haroldo de Andrade iniciou vida artística trabalhando como locutor de alto-falante em Curitiba. Logo estava no Rio de Janeiro, como locutor da Radio Mauá, onde apresentou Musifone, o primeiro programa interativo do rádio brasileiro.

Em televisão, Harooldo passou pela Excelsior, Tupi e Globo. Porém sempre identificou-se muito mais com o rádio.

Ficou 45 anos na Rádio Globo, de onde foi demitido em 2002, sem poder se despedir dos ouvintes. O motivo alegado foi o fato de Haroldo não concordar que seu programa, genuinamente carioca, fosse transmitido em rede nacional.
Em novembro de 2005, inaugurou sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade que logo conquistou boa audiência no Rio de Janeiro.
Problemas de saúde fizeram com que o radialista deixasse a profissão, obrigado a internar-se no Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo, no Rio. Diabético e com problemas cardíacos, o radialista passou a usar um marcapasso e já havia amputado uma perna.
Em 1º de março de 2008, em decorrência de diabetes e problemas renais, faleceu, deixando oito filhos. Haroldo de Andrade tinha 73 anos.
O vídeo mostra a emocionante despedida à Haroldo de Andrade, quando sua emissora noticiou seu falecimento.


2 comentários:

Unknown disse...

Moura...excelente seu Blog...parabéns.....realmente é um trabalho de resgate a valorização dos classicos da mídia nacional...Continue assim...isso está no seu sangue..Grande braço!! Roger

Moura Nápoli disse...

Roger, vindo de você, fico feliz, pois sei que há sinceridade.
Abração.
Entre quando quiser e pode fazer sugestões e críticas também. Aqui não é o Big Brother, mas entre e fique à vontade!!!