domingo, 18 de novembro de 2007

Grandes Humoristas 6

Nair Bello

Paulistana, Nair Bello Souza Francisco nasceu em 28 de abril de 1931. Foi locutora e atriz. Profissionalmente começou na Rádio Excelsior (hoje CBN), aos 18 anos, tendo trabalhado também na Rádio Record.

Em 1951, aos 20 anos, estreou no cinema, em Liana, a Pecadora, onde contracenou e fez amizade com Hebe Camargo, amiga que guardou por toda a vida (ao lado de Lolita Rodrigues, outra amizade conquistada mais tarde). Em 1953 aconteceu o casamento com Irineu de Souza Francisco, com quem teve dois casais de filhos.

Em TV, começou como garota-propaganda, tendo participado de várias novelas e minisséries, além de programas humorísticos. Trabalhou na Record, TV Rio, Bandeirantes, SBT e Globo.

Sua personagem marcante foi Santinha, dona-de-casa genuinamente italiana que vivia às turras com o marido Epitáphio. O quadro foi criado por Renato Corte Real, em 1961. A personagem virou marca registrada, tanto que estrelou até o seriado Dona Santa, na Band, as aventuras de uma taxista que sustentava a família.

Nos últimos tempos dividia-se entre novelas e o humorístico Zorra Total, ambos na Globo.

Em 2002 foi operada de um edema pulmonar agudo, em conseqüência do cigarro. Em outubro de 2006, retirou um tumor maligno de um dos seios. Na manhã de 11 de novembro de 2006, Nair foi à sua cabeleireira, local que freqüentava por muitos anos. Sentou-se e começou a cuidar dos cabelos e conversar. Repentinamente desmaiou. Como era muito brincalhona, demorou para que a amiga percebesse que Nair tinha tido uma convulsão. Socorrida, ficou meses em coma na UTI e morreu no dia 17 de abril de 2007, em decorrência de parada cardiorespiratória em São Paulo.

Nair atuou, além de novelas, nos humorísticos Dona Santa, Casa de Irene, Família Trapo, Bronco e Escolinha do Golias, além de vários especiais.

O vídeo mostra o especial Romeu e Julieta exibido pelo SBT num final de ano. Participam Ronald Golias, Hebe Camargo, Carlos Alberto de Nóbrega e, é claro, Nair Bello. (esse especial já havia sido encenado nos anos 60, num Show do Dia 7 na Record.




Curiosidades

<> Em teatro, Nair Bello só estreou em 1976, em Alegro Desbum, de Oduvaldo Vianna Filho.

<> O primeiro Epitáphio foi Pagano Sobrinho, o mais famoso foi Rogério Cardoso e o último a levar as tamancadas foi Elias Gleiser, não como Epitáphio, mas sim como um cunhado de Santinha, irmão de Lolita Rodrigues.

<> Apesar de ter feito muitas novelas, Nair Bello jamais beijou na boca. Proibição do marido.

<> O riso fácil no ar, em plena interpretação, foi a marca registrada de Nair Bello. Suas atuações com Ronald Golias, quer na Record, quer no SBT, ficaram memoráveis. Ela dizia ter riso frouxo.

Nenhum comentário: