
Nascida Maria Isaura Bruno, em Jaú/SP, 23 de junho de 1926, Isaura Bruno faleceu em Campinas/SP, prestes a completar 51 anos, em 2 de maio de 1977.
Protagonizou um dos maiores sucessos de todos os tempos, O Direito de Nascer (Tupi). Isaura Bruno, aliás, foi a primeira negra a protagonizar uma novela no Brasil.
No papel de Mamãe Dolores, encarnou a sofrida ama de Albertinho Limonta, fazendo grande sucesso, em 1964. No mesmo ano ainda viveu Tia Anastácia na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, também na Tupi.
![]() |
Com Albertinho Limonta (Amilton Fernandes) em Direito de Nascer. Primeiro e maior sucesso |
Já moça, gostava de frequentar bailes de gafieira, onde acabou conhecendo Walter Forster, que a convidou para trabalhar no cinema, onde fez, entre 1949 e 1975, seis filmes.
Na televisão, depois do sucesso de Direito de Nascer e Sítio do Picapau Amarelo, Isaura ainda fez O Preço de uma vida (Tupi 1965) dando vida a Mãe Maria, O anjo e o Vagabundo (Tupi 1966/1967) como Branca e, já na Globo, fez A Cabana do Pai Tomás, em 1969, na pela de Bessie.
Curiosamente em O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo e Cabana do Pai Tomás, Isaura dividiu as câmeras com o galã Sérgio Cardoso.
![]() |
Nos tempos áureos, ao lado do jogador Ivair e do massagista Mário Américo, quando viajar de avião era uma rotina |
Embora tivesse sido autora de um livro de culinária - Os quitutes de Mamãe Dolores - Isaura não recebeu mais convites para a televisão a partir dos anos 1970.
Pobre e esquecida, ganhava a vida nas ruas de Campinas vendendo balas. Isaura Bruno faleceu de ataque cardíaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário