quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

CURIOSIDADES - 11

O MENINO QUE HOJE É UM VETERANO DE RESPEITO

A foto (clique na imagem para ampliar) é de 1958 e mostra cena do teledrama Horas de Desespero, levado ao ar pela TV Paulista que anos mais tarde seria a TV Globo.

Em cena dois artistas que acabaram ficando pouco conhecidos do grande público, mas os dois do centro, são bem conhecidos e lembrados até hoje.

Na extrema esquerda, Helena Samara e na extrema direita Waldir Guedes. Nos primórdios da televisão, ambos vieram do rádio, onde eram nomes de destaque.

No centro da foto, Heloísa Mafalda, que viria brilhar intensamente nas mais diversas novelas globais como Gabriela (Maria Machadão), Roque Santeiro (Dona Pombinha Abelha) e também foi a Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família, entre muitos outros grandes trabalhos.

Mas o que chama a atenção é o garotinho em cena. Trata-se de Osmar Prado, então com 11 anos, já fazendo sucesso na TV. Ele viria brilhar na Globo em papéis memoráveis como Tabaco (Roda de Fogo), Sérgio cabeleira (Pedra sobre Pedra), Tião Galinha (Renascer) e o Véio do Rio (Pantanal – segunda versão).

Helena Samara é o nome artístico de Lia Kaine, nascida em Belo Horizonte em 19 de julho de 1933. Foi atriz e dubladora e faleceu em São Paulo, em 08 de novembro de 2007, aos 74 anos.

Valdir Guedes nasceu em São Paulo em 09 de julho de 1936 e faleceu em 01 de julho de 1984, também em São Paulo, próximo de completar 48 anos. Foi radioator, ator e dublador.

Heloísa Mafalda nasceu Mafalda Theotto, na cidade de Jundiaí em 18 de setembro de 1924 e faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de maio de 2018, aos 93 anos. Uma radioatriz e atriz da maior qualidade que, vitimada pelo Mal de Alzheimer, morreu sem ter a mínima ideia da importância que seu nome representou para a teledramaturgia nacional.

Osmar Prado, batizado como Osmar do Amaral Barbosa, nasceu em São Paulo em 18 de agosto de 1947 e está com 75 anos, sendo o único ainda vivo da foto.

Nenhum comentário: