quinta-feira, 25 de maio de 2017

START WARS 40 ANOS


Por Daniel Nápoli

Há exatos 40 anos, era lançado nos EUA, o primeiro filme da saga que revolucionou a Cultura Pop: Star Wars – Episódio IV – Uma Nova Esperança.
A partir daquele filme, o mundo passou a acompanhar atentamente as aventuras do jovem Jedi Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia Organa e Chewbacca, contra Darth Vader e o Império Galáctico, controlado pelo Imperador, o Lord Sith Palpatine.

De lá para cá, o criador da saga George Lucas, lançou outros dois filmes que compuseram a chamada “trilogia original” (Episódio V – O Império Contra-Ataca – 1980 e o Episódio VI – O Retorno de Jedi – 1983).

Anos mais tarde, Lucas levou às telonas a intitulada “trilogia prequela” (Episódio I – A Ameaça Fantasma – 1999, Episódio II – Ataque dos Clones e Episódio III – A Vingança dos Sith), com foco na queda do jovem Anakin Skywalker para o Lado Negro da Força e sua consequente transformação em Darth Vader.

O sucesso da saga é tanto, que foram lançados ainda diversos livros, jogos, séries animadas e HQs, fazendo da franquia uma das mais acompanhadas e rentáveis de todos os tempos.

Após a venda da marca para a Disney, Star Wars ganhou continuidade, com o lançamento do Episódio VII – O Despertar da Força (2015) e mais recentemente o Spin-Off Rogue One (2016).

Para dezembro deste ano, está marcado o lançamento do Episódio VIII – Os Últimos Jedi, com um Spin-Off de Han Solo marcado para estrear no ano que vem e o Episódio IX, encerrando a nova trilogia, com previsão de novos filmes para os próximos anos.


A saga completa 40 anos e continua jovem, unindo fãs de diferentes gerações, seja por sua temática de bem x mal (lado da luz x lado negro da força), por seus efeitos especiais e mística, seja pela continuidade, sem perder a essência e suspeita, contando de maneira ímpar a trajetória da Família Skywalker e cia.

Nenhum comentário: