quarta-feira, 23 de julho de 2014

Seriados - 50

BARETTA

Baretta foi uma série produzida por Roy Huggins-Public ARTS Productions em conjunto com a Universal TV, sendo levada ao ar originalmente pela Rede ABC, de 17 de janeiro de 1975 a 18 de maio de 1978, num total de 82 episódios, da um com 60 minutos, coloridos.

Tony Baretta, vivido por Robert Blake, era um policial de estilo de vida não muito convencional e um tanto excêntrico. Morava em um quarto de hotel e vivia com um cachorro e uma cacatua de nome Fred.

O estilo de Baretta era despojado. Vivia de calça jeans, camiseta e uma boina, que era sua marca registrada. Filho de pobres imigrantes italianos, era mestre em disfarce, usando isso como uma arma para infiltrar-se nos ambientes e desvendar crimes.

Seu melhor amigo era o gerente do hotel em que morava, o policial aposentado Billy Truman (Tom Ewell), que sempre acabava ajudando-o nas investigações. Seu chefe na polícia era o inspetor Shiller (Dana Elcar), que atuou somente na primeira temporada. Posteriormente o tenente Hal Brubaker (Edward Grover) passou a ser seu comandante.

Parte do público reclamou que o seriado era muito violento, então foi criado a personagem Rooster, ou Galo, vivido por Michael D. Roberts, um informante muito engraçado, que veio trazer uma boa dose de humor, tornando a série mais leve.

CURIOSIDADES
<> Em alguns episódios a então esposa de Blake, Sandra Blake, atuava como atriz convidada.

<> Em 5 de maio de 2001, Robert Blake, cujo verdadeiro nome era Michael James Vijencio Gubitosi, foi preso, sob  acusação de assassinar sua esposa, na época, Bonny. Foi inocentado em 2005.

<> A canção que foi tema do seriado foi Keep Your Eye on the Sparrow, na voz de Sammy Davis Jr. E transformou-se em grande sucesso.


<> Baretta foi inspirado em outro seriado de TV, chamado Toma, apresentado pela ABC entre 1973 e 1974, estrelado por Tony Busante e Susan Strasberg, que embora sendo sucesso, durou apenas uma temporada.

Nenhum comentário: