segunda-feira, 24 de março de 2014

Fora do Ar - 1

HELOÍSA MAFALDA


Atualmente mora na Serra de Petrópolis
Com 89 anos (vai completar 90 em setembro de 2014), Eloísa Mafalda – ou Mafalda Theotto – natural de Jundiaí, vive atualmente numa ampla casa com belo jardim – ela se diz, hoje, uma jardineira – em Petrópolis, com a filha Miriam.

Neta de pais italianos, Eloísa diz que entrou para o meio artístico meio que ao acaso, levada pelo irmãos Oliveira Neto – uma das mais belas vozes do rádio.

Neto foi locutor nas rádios Tupi e Difusora, em São Paulo e Eloísa era costureira e posteriormente foi auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas.

Maria Machadão em Gabriela
Contratado pela Tupi-Tamoio do Rio de Janeiro, Oliveira Neto levou a irmã, convencendo-a a fazer um teste de rádio-teatro, onde passou a fazer radionovelas na Rádio Nacional, passando depois para a TV Paulista (hoje Globo).

De atriz dramática, acabou trabalhando em A Praça da Alegria onde encontrou-se com o humor, coisa que marcou sua carreira.

Dona Nenê com Jorge Dória marcou época
Dentre os grandes papeis da atriz pode-se citar Pombinha Abelha (Roque Santeiro), Maria Machadão (Gabriela), Gioconda Pontes (Pedra Sobre Pedra) e Nenê (A Grande Família).

Dona Nenê, aliás, é a personagem que a atriz mais gosta até hoje, embora sua memória esteja muito debilitada e ela sequer lembre da maioria de seus brilhantes papéis.

A atriz foi casada com Miguel Teixeira e teve dois filhos. Uma queda em casa, quebrou-lhe o fêmur e convive com as seqüelas do traumatismo.

Dona Pombinha, com Ary Fontoura
em Roque Santeiro
Completamente reclusa e afastada do meio artístico, Eloísa Mafalda declarou em uma de suas últimas entrevistas que “acho que as pessoas não se lembram mais de mim  e que não faço falta. Há muitas atrizes novas, bonitas e talentosas por aí”.


Grande engano. Eloísa Mafalda jamais será esquecida.

Nenhum comentário: