terça-feira, 8 de maio de 2012

Hanna-Barbera - 1

JAMBO E RUIVÃO

O primeiro desenho animado produzido especialmente para a televisão pela dupla Hanna-Barbera foi criado em 1957, para a NBC. Trata-se de Jambo e Ruivão (original The Ruff & Reddy Show).

Um gato e um cachorro extremamente amigos (Jambo, o gato, era inteligentíssimo e Ruivão, o cachorro, todo atrapalhado), que contavam com a participação do coadjuvante Professor Gizmo, um simpático humano d fraque e cartola, um cientista e inventos, cujos bigodes vinham parar na cintura.

Produzido em preto e branco, Jambo e Ruivão tinha duração de poucos minutos (geralmente 4 muinutos cada) e era apresentado em forma de seriado, em capítulos.

A dupla lutava contra inimigos sendo que os mais famosos e mais constantes eram Matador e Mata-a-Dor.

Via de regra os heróis terminavam vítimas de armadilhas e o episódio acabava com o narrador dizendo: "conseguirão nossos heróis safarem-se da emboscada dos perigosos bandidos? Não percam os próximos episódios de Jambo e Ruivão".

Foi o desenho que abriu um vitorioso e bem-sucedido caminho para a carreira de Willian Hanna e Joseph Barbera, dupla de cartunistas que acabou criando um verdadeiro império do desenho animado em Los Angeles.

Os desenhos foram produzidos de dezembro de 1957 a meados de 1960, voltando em 1962, quando deixaram de ser produzidos.

A dublagem de Jambo & Ruivao era feita por Older Casarré, que fazia também a voz do Professor Gizmo. 



Nenhum comentário: