sábado, 24 de março de 2012

Especial Chico Anysio - 1

PROFESSOR RAIMUNDO

Um dos mais famosos e antigos personagens criados pelo Mestre do Humor, o Professor Raimundo começou como programa de rádio, em 1952, na Radio Mayrink Veiga.

Era uma sala de aula em que o professor Raimundo Nonato (Chico Anysio) era o professor de três alunos: o inteligente, vivido por Afrânio Rodrigues; o esperto, Zé Trindade; e o burro, João Fernandes. Chico Anysio, não era protagonista, mas sim o escada (aquele que cria as situações para o humor dos companheiros) dos três alunos. Pouco mais tarde entraria o quarto aluno, o mineiro desconfiado de tudo, Antonio Carlos (pai de Glória Pires).

No rádio o programa foi um grande sucesso, tanto que logo passou à TV, em 1957, sendo exibido como quadro do programa Noites Cariocas, na TV Rio. O aluno inteligente passou a ser João Loredo; o burro, Castrinho, Vagareza era o aluno espertalhão e Ary Leite era um aluno confuso e gago.

Na TV a Escolinha do Professor Raimundo, quer seja como quadro, quer como programa, passou por Excelsior, Tupi e Globo.

Na Globo fez parte dos programas Chico City (1973), Chico Anysio Show (1988) até transformar-se em programa no final das tardes da Globo, em agosto de 1990 a 1995. Depois voltaria entre 1999 e 2000 como parte do Zorra Total e em 2001 teve sua última temporada.

Sempre como escada, Chico Anysio não só revelou novos talentos, como deu oportunidade à veteranos, até então encostados.

Dos veteranos, alguns destaques foram: Joselino Barbacena (Antonio Carlos Pires), Sandoval Quaresma (Brandão Filho), Geraldo (Castrinho), Eustáquiio (Grande Otelo), Aldemar Vigário (Lúcio Mauro), Samuel Blausttein (Marcos Plonka), Bertoldo Brecha (Mário Tupinambá), Seu Peru (Orlando Drumond), Galeão Cumbica (Rony Cócegas) Rolando Lero (Rogério Cardoso), Dona Bela (Zezé Macedo), Mazarito (Costinha) e Baltazar da Rocha (Walter D'Ávila).

Além disso, alguns grandes humoristas foram revelados como Nizo Neto (Ptolomeu), Seu Boneco (Lug de Paula)Cacilda (Claudia Jimenez) e João Canabrava (Tom Cavalcante).
Por fim, o Professor Raimundo era um professor idoso, que encerrava os programas com um bordão que é um dos mais usados até hoje: "E o salário, ó...".

Nenhum comentário: