sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tributos - 112

MORRE PERY RIBEIRO

Morreu na sexta-feira, 24 de fevereiro, o cantor e compositor Pery Ribeiro. Ele tinha 74 anos e foi vitimado por um infarto agudo do miocárdio, num hospital no Rio de Janeiro, onde estava internado, havia 30 dias.

Nascido Peri Oliveira Martins, Pery Ribeiro era filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

Iniicou sua carreira aos três anos, dublando filmes de Walt Disney, ao lado de Dalva de Oliveira, que interpretava Branca de Neve.

Nos anos 50, por indicação do famoso radialista carioca Cesar de Alencar, adotou o nome artístico de Pery Ribeiro.

Em 1960 estreou como compositor e também como cantor. Foi o primeiro a gravar Garota de Ipanema, sucesso mundial de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O Barquinho, Você e Samba de Verão são outros sucessos gravados por Pery Ribeiro.

Em 2006 lançou o livro Minhas Duas Estrelas, uma biografia onde relata, entre outras coisas, o conturbado relacionamento dos pais.

O vídeo mostra uma montagem especial em uma homenagem do Clube da Bossa, com imagens do filme Branca de Neve, onde a voz de Branca de Neve é de Dalva de Oliveira e Pery Ribeiro deu voz ao anão Dengoso. A música é Garota de Ipanema, onde Pery foi o primeiro cantor brasileiro a gravar essa que é uma das principais e mais conhecidas músicas do Brasil em todo mundo. A voz de apresentação é de Carlos Miele.


Esse é para relembrar a figura serena de Pery Ribeiro, num especial da TV Cultura, em 1977, onde interpreta Samba do Avião, O Barquinho e Garota de Ipanema, três verdadeiros clássicos.

Nenhum comentário: