quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cantores - 10



SILVIO CALDAS


Conhecido como "Caboclinho Querido", Silvio Antônio Narciso de Figueira Caldas nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 23 de maio de 1908 e faleceu na cidade paulista de Atibaia, em 3 de fevereiro de 1998, próximo a completar 90 anos.

Antes de inicia-se no mundo artístico, mudou-se para Catanduva-SP, onde foi leiteiro e, na capital paulista, trabalhou como lavador de carros, cozinheiro, motorista de caminhão e mecânico.

Em 1927, de volta ao Rio, foi ouvido cantando numa seresta por Milonga (cujo nome de batismo era Antonio Gomes), um cantor de tangos, que o levou à Rádio Mayrink Veiga. Dois anos após já cantava na Rádio Sociedade, passando a gravar a partir de 1930.

Além de cantar e compor, participou de vários filmes.

Sempre muito respeitado, mesmo por pessoas que não foram de sua geração, Silvio Caldas anunciou inúmeras vezes que iria encerrar a carreira, coisa que só aconteceu mesmo com seu falecimento.

O Caboclinho Querido viveu seus últimos anos num sítio na cidade de Atibaia, de onde só saía para participar de algum programa de televisão, como convidado especial.

Conhecido também como o Seresteiro do Brasil, Silvio Caldas morreu em seu sítio, aos 89 anos de idade, deixando grande lacuna na Música Popular Brasileira.

Seu primeiro sucesso foi Faceira (1931), samba de Ary Barroso e seu maior sucesso foi o clássico Chão de Estrelas (1937), música que ele mesmo compôs em parceria com Orestes Barbosa.

O vídeo mostra Silvio cantando seu sucesso maior, Chão de Estrelas, na TV Cultura, em 1978.



Já este vídeo, dois anos antes, mostra o cantor cum outro clássico, mas este de carnaval: As Pastorinhas.


Nenhum comentário: