terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atrizes - 14


LÉLIA ABRAMO

A atriz Lélia Abramo nasceu em São Paulo, 8 de fevereiro de 1911 e faleceu também em São Paulo, em 9 de abril de 2004, aos 93 anos.

Filha de imigrantes italianos, Lélia viveu na Itália entre 1938 e 1950, tendo sofrido as privações da Segunda Guerra Mundial.

Sua família, composta de artistas e jornalistas, teve significativa participação na vida cultural e política no Brasil.

Lélia participou de 27 novelas, 23 peças e 14 filmes, tendo marcado sua carreira com algumas atuações marcantes e contracenando com grandes nomes.

Em televisão os papéis de Januária Brandão (Pai Herói - 1979 - Globo) e Mama Vitória (Pão Pao, Beijo Beijo - 1983 - Globo) foram marcantes.

Não negando as origens de militância política, Lélia foi presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo, tendo formado a primeira chapa de opisição a vencer naquele sindicato na época da ditadura militar.

Isso rendeu-lhe um "esquecimento" da Globo, que não a chamou mais para qualquer papel.

Mesmo assim Lélia continuou no teatro, no cinema e, na TV, ainda atuou na Manchete, onde fez Mania de Querer e uma participação em A História de Ana Raio e Zé Trovão.

O vídeo é uma raridade. Novela Dez Vidas, 1969, na Excelsior. Duas verdadeiras feras contracenando: Lélia Abramo e Natália Thimberg.

Nenhum comentário: