segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MÚSICAS - 7

MARVADA PINGA

Composta por Inezita Barroso e Raul Torres, a música Marvada Pinga, ou Moda da Pinga, foi cantada pela primeira vez em 1953 e está completando, em 2010, seus 57 anos, sempre muito atual.

Marca registrada da cantora e apresentadora Inezita Barroso, a música é muito bem humorada e sua criadora canta-a, sempre demonstrando a maior simpatia e carinho para com a música pela qual é sempre lembrada e reverenciada.

A bem da verdade temos de destacar que a música Lampião de Gás é, possivelmente, a mais importante na carreira de Inezita. Porém, Marvada Pinga é folclórica.

A letra é esta:

Com a marvada pinga
É que eu me atrapaio
Eu entro na venda e já dou meu taio
Pego no copo e dali nun saio
Ali memo eu bebo
Ali memo eu caio
Só pra carregar é que eu dô trabaio
Oi lá
Venho da cidade e já venho cantando
Trago um garrafão que venho chupando
Venho pros caminho, venho trupicando, xifrando os barranco, venho cambetiando
E no lugar que eu caio já fico roncando
Oi lá
O marido me disse, ele me falo: “largue de bebê, peço por favô”
Prosa de homem nunca dei valô
Bebo com o sor quente pra esfriar o calô
E bebo de noite é prá fazê suadô
Oi lá
Cada vez que eu caio, caio deferente
Meaço pá trás e caio pá frente, caio devagar, caio de repente, vô de corrupio, vô deretamente
Mas sendo de pinga, eu caio contente
Oi lá
Pego o garrafão e já balanceio que é pá mor de vê se tá mesmo cheio
Não bebo de vez porque acho feio
No primeiro gorpe chego inté no meio
No segundo trago é que eu desvazeio
Oi lá
Eu bebo da pinga porque gosto dela
Eu bebo da branca, bebo da amarela
Bebo nos copo, bebo na tijela
E bebo temperada com cravo e canela
Seja quarqué tempo, vai pinga na guela
Oi lá
Ê marvada pinga!
Eu fui numa festa no Rio Tietê
Eu lá fui chegando no amanhecê
Já me dero pinga pra mim bebê
Já me dero pinga pra mim bebê e tava sem fervê
Eu bebi demais e fiquei mamada
Eu cai no chão e fiquei deitada
Ai eu fui prá casa de braço dado
Ai de braço dado, ai com dois sordado
Ai muito Obrigado!

Veja Inezita, em 1952, cantando sua moda no programa Viola, Minha Viola, na Cultura.

Em 1982 o programa era apresentado pelo saudoso Moraes Sarmento. Hoje a própria Inezia comanda a atração.

Nenhum comentário: