terça-feira, 19 de outubro de 2010

Atores - 19

ÊNIO SANTOS

Nascido Ênio Azevedo dos Santos, em 1922, em Porto Alegre e falecido em 30 de janeiro de 2002.

Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando ainda menino e adorava ver, no auditório, programas de rádio. Freqüentava programas de calouros e queria ser cantor.

Tanto insistiu que acabou contratado do progrma de Renato Murse, na Rádio Nacional. Já na década de 40, foi contratado, em São Paulo, pela Rádio Record.

Já adulto e profissional como cantor, passou para a carreira de ator de radioterraço, nos anos 60. Foi quando iniciou-se em televisão, na TV Continental do Rio.

Sua primeira telenovela foi Anastácia, a Mulher Sem Destino, em 1967, na Globo. Daí por diante foram várias novelas, sendo que a última foi O Cravo e a Rosa, em 2000, também na Globo.

Em cinema foram vários filmes e teve atuação em várias peças de teatro.

Ênio Santos tinha paixão pela dublagem. Um de seus melhores momentos foi dando voz à Zangado, o anão de Branca de Neve. Foi a voz de Timóteo, de Dumbo, a Fa Zu, em Mulan e muitos outros trabalhos.

Morreu no Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos, em conseqüência de um infarto, sofrido dois meses antes.

A cena mostra Ênio Santos como Dr. Maciel, um de seus melhores momentos. Foi em 1970, em Irmãos Coragem. Ele era um médico bêbado, pai de Ritinha (Regina Duarte) e não aceitava o relacionamento da filha com Duda (Cláudio Marzo). Participa da cena Domingas (Ana Ariel). Na sequência, no casamento de Ritinha, participação de Pedro Barros (Gilberto Martinho), Sinhana (Zilka Salaberry) e padre Bento (o ituano Macedo Neto).


Curiosidades

<> Tinha paixão por pescaria.

<> Foi casado e teve três filhos.

Nenhum comentário: