sábado, 25 de setembro de 2010

Dia Especial - 5

DIA DO RÁDIO

A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1922, quando da exposição comemorativa do centenário da Independência.

Mas o Dia do Rádio é 25 de setembro, data de nascimento de Roquete Pinto, o "Pai" do rádio no Brasil.

Nestes 88 anos de vida no país, o rádio foi, por muitos anos, o principal veículo de comunicação, trazendo momentos de lazer, informação, alegria e sendo portador de muitas e sentidas tristezas.

Muito se falou que o rádio acabaria, com a chegada da televisão... pura balela!

Seriam inúmeros os momentos a se destacar neste dia muito especial.

Resolvemos mostrar a mais pura emoção no choro incontido do jornalista na última edição radiofônica do Repórter Esso, o mais tradicional e o mais importante radio-jornal brasileiro nos anos 50.

No último dia de 1968, na Rádio Globo, do Rio de Janeiro, o radialista Guilherme de Souza faz a mais tradicional chamada: "Alô, alô, Reporter Esso, alô!"...
Então, sob o som da trombetas, Roberto Figueiredo entra no ar com as notícias do dia e faz um resumo dos 27 anos de vida do Repórter Esso, Testemunha Ocular da História.

É claro que a emoção vai tomando conta de Roberto Figueiredo e sua voz, aos poucos, vai ficando embargada - um dos mais puros e históricos registros da emoção.

A partir de determinado ponto, o locutor reserva Plácido Ribeiro entra para ajudar o companheiro. Roberto Figueiredo, aos poucos tentou se recompor, mas encerrou a última edição do Repórter Esso aos prantos.

Se você realmente curte fatos históricos e ama verdadeiramente o rádio, fazemos o desafio:

Duvidamos que você ouça os 7 minuros e 42 segundos abaixo sem se emocionar...

Nenhum comentário: