terça-feira, 14 de setembro de 2010

Atores - 18

GERALDO DEL REY

Nascido em Ilhéus-BA, 29 de outubro de 1930 e falecido em São Paulo-SP, 25 de abril de 1993, de câncer no pulmão, aos 62 anos.

Foi formado pela Escola de Teatro da Universidade da Bahia e, já em São Paulo, no início dos anos 60, ingressou no Teatro Oficina.

Teve importantes participações no teatro, cinema e televisão.

Foi convidado pelo diretor Anselmo Duarte para atuar em O Pagador de Promessas, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Outros filmes de destaque em sua carreira foram Deus e o Diabo na Terra do Sol e Lampião, o Rei do Cangaço, entre outros.

Na televisão, começou também nos anos 60, em novelas da Tupi, Bandeirantes e Excelsior.

Na Globo, nos anos 70, em decorrência de seu enganjamento político, acabou sendo demitido quando estava no auge, e sua carreira entrou em declínio.

No início dos anos 90 voltou para a Globo atuando, curiosamente, em Anos Rebeldes, minissérie que tinha como pano de fundo justamente os tempos da ditadura militar.

Ainda nos anos 60, por sua semelhança física com o ator francês, Geraldo Del Rey era chamado de o Alain Delon brasileiro.

O vídeo é cena de Anos Rebeldes, onde Geraldo del Rey interpretou Orlando Damasceno.




Algumas cenas do clássico Deus e o Dibo na Terra do Sol.




Trailler de O Pagador de Promessas, onde Del Rey tave importante participação.


Um comentário:

Unknown disse...

Sinceramente, eu acho que o Geraldo era mais parecido com o Rivelino do que com o Alain. Principalmente depois que o telhado caiu.