CARLOS CACHAÇA
Carlos Cachaça foi o primeiro a inserir elementos históricos em sambas-enredo, prática que dura até hoje nas escolas de samba.
Nascido no Rio de Janeiro-RJ em 3 de agosto de 1902 e falecido também no Rio, 16 de agosto de 1999, aos 97 anos. Seu nome de batismo era Carlos Moreira da Costa.
Criado nas proximidades do Morro da Mangueira, desde garoto começou a freqüentar rodas de samba, cordões e blocos.
Aos 20 anos conheceu e tornou-se amigo de Cartola, com quem passou a compor.
Em 1925 formou o Bloco dos Argueiros, juntamente com Cartola, Zé Espinguela, Arturzinho e outros. O bloco acabou sendo o embrião do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
Carlos Cachaça, dentre os fundadores da Mangueira, foi o que permaneceu vivo por mais tempo, sendo que ao morrer, aos 97 anos, ainda estava lúcido e em atividade.Apesar de sua parceria com Cartola, teve poucas músicas gravadas por grandes nomes de sua época. Mesmo assim Não Quero Mais Amar Ninguém foi sucesso em 1937, gravado por Aracy de Almeida. Depois, em 1973 regravado por Paulinho da Viola.
Seu único disco solo data de 1976 e tem pérolas como Quem me vê Sorrindo e Juramento Falso.
Carlos Cachaça foi o primeiro a inserir elementos históricos em sambas-enredo, prática que dura até hoje nas escolas de samba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário