quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atores - 17

FELIPE CARONE

Nascido em São Paulo, 25 de julho de 1920 e falecido no Rio de Janeiro, 27 de março de 1995, aos 74 anos, vítima de câncer de esôfago.

Iniciou carreira no teatro, nos anos 50, passando por várias Companhias. A partir de 1957, em O Auto da Compadecida, passou a ser reconhecido e alcançou o sucesso.

Em cinema sua estreia foi em 1958 em Macumba na Alta. Sempre explorando sua veia cômica, fez muito sucesso principalmente na época das pornochanchadas, atuando em vários filmes como Lua de Mel e Amendoim, E as Pílulas Falharam , Camas Redondas para Casais Quadrados e A Árvore do Sexo, entre outros.

Na televisão chegou em 1963, na Record, na novela Gente como a Gente. Atuou também na Excelsior, Tupi, Bandeirantes e Globo, por onde ficou por aproximadamente 25 anos.

Dois de seus melhores papéis em novela foi como Jovelino Sabonete, em Bandeira 2 (Globo 1971) e Giovanni Petrone, em Uma Rosa com Amor (Globo 1972).

Seu último trabalho foi no teatro, no Rio de Janeiro. Ele atuava em Além da Vida, baseado em livro de Chico Xavier.

O vídeo é cena de Uma Rosa com Amor. Jantar na casa dos Petrone, com Giovanni (Felipe Carone), Amália (Lélia Abramo), Serafina Rosa (Marília Pêra), Terezinha (Nívea Maria) e Dino (Herivelto Martins Filho).





Nenhum comentário: