sábado, 26 de junho de 2010

Atores - 15


Nascido Fadolo Sabag (nome de origem libanesa) em Bariri-SP, 19 de novembro de 1931 e falecido no Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2008, vítima de câncer, aos 77 anos.

Fábio Sabag foi ator, diretor e produtor de televisão, teatro e cinema. Chegou próximo de sete mil participações em produções artísticas em quase 60 anos de carreira.

Chegou a estudar Medicina durante 3 anos, mas não era exatamente o que queria. Desde pequeno tinha atração por circo e coisas do mundo artístico.

Começou fazendo figurações em óperas, para poder assisti-las. Participou também de programas de rádio com auditório, principalmente nas rádios Tupi e Difusora em São Paulo. Na rádio Cultura, foi convidado para escreer o programa Quem sabe mais, o homem ou a mulher?

No Teatro Municipal conheceu a companhia de Antunes Filho, fazendo vários amigos como Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Flávio Rangel. Com 17 para 18 anos, começou na vida artística e não parou mais.

Em cinema foram 46 filmes.

Já na televisão, começou na TV Paulista (hoje Globo), em programas infantis. No Teatrinho Trol, ficou dez anos no ar.

Na Globo atuou não só como ator, mas também diretor de teleteatro, a partir de 1968. Dirigiu o Sítio do Picapau Amarelo e participou atuando ou dirigindo, de várias novelas como, entre outras, A Grande Mentira, A Gata de Vison, Bravo e Raínha da Sucata.

Fábio adorava cozinhar e chegou a publicar dois livros sobre culinária.

O ator não se casou.

O vídeo mostra-o contracenando com Glória menezes em Brega & Chique.



Em Que Rei Sou Eu? ele também marcou sua presença.

Nenhum comentário: