sexta-feira, 2 de abril de 2010

Novelas - 22

VEREDA TROPICAL


Novela exibida pela Globo no horário das 19h de 23 de julho de 1984 a 2 de fevereiro de 1985, escrita por Carlos Lombardi e Silvio de Abreu, com direção de Jorge Fernando e Guel Arraes, com 167 capítulos.

O elenco foi encabeçado por Lucélia Santos (Silvana) e Mário Gomes (Luca) e contou ainda com Maria Zilda (Verônica), Walmor Chagas (Oliva), Jonas Torres (Zeca), Geórgia Gomide (Dona Bina), Rosamaria Murtinho (Bárbara), Marieta Severo (Catarina), Gianfrancesco Guarnieri (Jamil/Genaro), Cristina Mullins (Maria Leopoldina), Cristina Pereira (Gabi) entre outros.

Silvana é uma operária que fica grávida do namorado Vitor (Lauro Corona), que morre.

Fugindo do cerco do poderoso Oliva (avô da criança), Silvana vai morar na Vila dos Prazeres, onde conhece a família de Bina, proprietária da cantina La Távola de Michele.

Silvana passa a ser cortejada pelos filhos mais velhos de Bina, Marco (Paulo Beti), tímido e romântico e Luca, um jogador de futebol, atacante sem sorte que perambula pelos mais diversos times da várzea paulistana.

Com o tempo o relacionamento de Silvana e Luca fica tumultuado devido a forte personalidade dos dois e as investidas de Verônica, caprichosa, que joga seu charme para cima de Luca. Verônica é irmã do falecido Vitor e tia de Zeca, filho de Silvana.

Oliva arma mil e uma situações para ter a posse do neto Zeca. Ele é empresário, dono da CPP - Companhia Paulista de Perfumes e arma, sem que Silvana saiba que ele é o dono, para que ela vá trabalhar na empresa.

Só que Catarina, outra das filhas de Oliva, é diretora da empresa e faz de tudo para impedir que Zeca seja reconhecido como um dos herdeiros da fortuna de Oliva.

Luca, no final, acaba vencendo como jogador e brilhando no Corinthians.

O vídeo é um clipe mostrando cenas da novela que foi um grande sucesso das 19h.




Curiosidades
<> Marcou a estreia de Carlos Lombardi como escritor.
<> A última cena foi gravada na cidade de Itu/SP
<> O perfume Vereda Tropical foi lançado no mercado, com sucesso.
<> No início da novela Luca aparece treinando no Santos FC, levado por Bertazzo (Nuno Leal Maia). Nuno é santista na vida real.
<> A cena de Luca jogando pelo Corinthians foi feita num jogo de verdade no Morumbi. Quando o Corinthians marcou um gol, Luca saiu correndo e vibrando como se ele houvesse balançado as redes, tudo devidamente filmado pela equipe da novela.
<> A invasão de Mário Gomes ao gramado correndo e comemorando foi surpresa até para os jogadores do Corinthians.
<> Como irmãs e inimigas, Maria Zilda e Marieta Severo deram um verdadeiro show.

Nenhum comentário: