terça-feira, 27 de abril de 2010

Multimídia - 3

MURILO NERY

Nasceu no Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1923 e falecido também no Rio de Janeiro, 26 de maio de 2001, de enfisema pulmonar.

Foi apresentador, ator e dublador.

Seu primeiro trabalho em cinema foi no filme Com o Diabo no Corpo, em 1952.

Em novelas seu papel de maior destaque foi como Mário, em Dancin’ Days, Globo, 1978.

Ficou famoso e marcou como apresentador, principalmente na extinta TV Corcovado do Rio de Janeiro, apresentando Juventude e Ternura e O Rio é Nosso. Também foi apresentador de festivais de MPB.

Apresentou ao lado de Walter Forster o programa Paulistas e Cariocas, que era uma espécie de gincana entre artistas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como dublador, um de seus vários trabalhos foi na AIC São Paulo, emprestando sua voz para o detetive Peter Gunn, do seriado do mesmo nome, que foi apresentado no Brasil nos anos 60. Também foi a voz brasileira de Bat Masterson, seriado de grande sucesso.

Murilo Nery também fazia a narração dos capítulos da série Os Intocáveis. Posteriormente tal narração passou a ser feita por Celso Freitas.

Foi casado com Letícia Nery, foi miss Rio de Janeiro e conheceu Murilo quando concorria ao título de miss Brasil. Murilo era o apresentador do concurso. Letícia começou a namorar o apresentador e virou uma das bailarinas de seu programa.

O filho Leandro Nery fez alguns trabalhos como ator e atualmente é diretor-geral do programa Caldeirão do Huck.

O vídeo, na verdade, mostra não só Murilo Nery apresentando trecho do Festival Internacional da Canção da Globo, mas trata-se de uma verdadeira homenagem à outros grandes nomes como Bibi Ferreira, Randal Juliano, Sônia Ribeiro e Blota Júnior entre outros grandes apresentadores. Murilo fecha o vídeo.

Nenhum comentário: