sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mitos - 10


Nascido Charles Spencer Chaplin Jr., Londres 16 de abril de 1889 e falecido em Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos.

Foi ator, diretor, roteirista, bailarino e músico, conseguindo realizar qualquer tarefa com o maior brilhantismo. Mas seu destaque maior foi como ator, tendo sido o maior de sua época e um dos maiores de todos os tempos, tendo tornado-se um mito do cinema mudo.

Chaplin atuou, escreveu, dirigiu, produziu e até chegou a compor a trilha sonora de seus próprios filmes.

Ele teve forte influência do comediante francês Max Linder, seu contemporâneo, a quem dedicou um de seus filmes. De seus 88 anos, Chaplin esteve na vida artística por pelo menos 75.

É o mais homenageado cineasta de todos os tempos sendo, ainda em vida, condecorado pelos governos britânico e Francês, pela Universidade de Oxford e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra em 1972).

Seu principal, mais conhecido e reverenciado personagem é Carlitos, ou o Vagabundo, um andarilho pobretão cujas atitudes nobres não condizem com seu visual. Um fraque esgarçado, calças e sapatos desgastados.

O vídeo é do filme Tempos Modernos, de 1936.


Cena clássica de O Grande Ditador, de 1940. A Globo, em 1991, pagou pelos direitos da cena, para fazer a abertura da novela O Dono do Mundo.


No filme Em Busca do Ouro, de 1925, o gênio protagoniza um momento que ficou antológico, ao fazer uma dança com dois garfos e dois pãezinhos.



Curiosidades
<> Juntamente com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith, Chaplin fundou, em 1919 a United Artists.
<> Tinha como um de seus divertimentos o jogo de xadrez. Chegou a enfrentar o campeão dos EUA Samuel Reshevsky.
<> O chapéu côco, a bengala de bambú e o bigode tornaram-se suas marcas registradas.

Nenhum comentário: