terça-feira, 6 de abril de 2010

Grandes Programas - 10

O Clube dos Artistas foi um programa da TV Tupi que nasceu no Rio de Janeiro, apresentado por Lourdes Mayer.

Logo depois a Tupi de São Pulo (naquela época ainda não havia rede nacional) passou a apresentar o programa sob o comando de Homero Silva e Márcia Real que, não demorou muito, passaram o comando para o casal Airton e Lolita Rodrigues. Era o ano de 1952.

Nas noites de sexta-feira, o programa reunia artistas convidados que ficavam acomodados em várias mesas que circundavam um palco onde os artistas se apresentavam. Havia também um bar onde os apresentadores batiam papo descontraído com os convidados.

Nas mesas, garçons iam servindo bebidas e comidas enquanto Airton e Lolita circulavam de mesa em mesa, entrevistando os convidados e chamando atrações.

Com o fim da Tupi, Silvio Santos – que naquela época era sócio da Record, levou o programa para o Canal 7, que foi apresentado de 1980 a 1985.

O problema, porém, é que o casal já vinha acumulando desentendimentos na vida pessoal e a separação aconteceu em 1982. Desta forma o casal só aparecia junto para apresentar o programa por estar sob contrato.

Entendendo que o programa não era mais espontâneo, Silvio Santos conversou com Airton e Lolita, propondo pagar o contrato até 1985, contanto que eles ficassem fora do ar. Estava decretado o fim do casal e o fim do programa.

No início dos anos 90, Airton Rodrigues voltou ao ar com o Clube dos Artistas e o Almoço com as Estrelas numa TV Educativa de Itapetininga, no Interior de São Paulo. No lugar de Lolita, Airton apresentava o programa com sua nova esposa.

Os programas seguiram até a morte de Airton, em 1 de novembro de 1993.

O vídeo mostra cenas de um programa de 1976, na Tupi, com os agradecimentos ao Canal Memória.


Já este vídeo diz respeito ao quadro "Prá quem você tira o chapéu", que passou por vários programas e que a maioria dos apresentadores reinvidicam como sendo o criador. Reparem que na década de 70, Airton se referia ao quadro como sua volta ao programa. Então o "para quem você tira o chapéu" já havia sido sucesso, e estava de volta à TV, provando que é bem antigo mesmo.


Curiosidades
<> Numa das gravações do Clube dos Artistas, um convidado praticamente desconhecido foi chamado ao palco. Timidamente o rapaz subiu e cantou Manuela. Foi aplaudido demais e nascia ali para o mundo artístico um “tal” de Julio Iglesias, em sua primeira apresentação em TV.
<> Foram inúmeros os artistas lançados pelo programa.

Nenhum comentário: