sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cantores - 8

ALTEMAR DUTRA

Altemar Dutra de Oliveira nasceu em Aimorés-MG, em 6 de outubro de 1940 e faleceu em Nova Iorque em 9 de novembro de 1983, aos 43 anos. Foi considerado o “rei do bolero” no Brasil.

Iniciou a carreira ainda garoto em Colatina-ES, onde morava com a família. Antes de completar sua maioridade mudou-se para o Rio onde, com uma carta de apresentação ao compositor Jair Amorim, começou a ser apresentado à amigos do mundo artístico.

Cantou como crooner em boates e em 1963 foi levado, por Jair Amorim, ao programa Boleros Dentro da Noite, na Rádio Mundial, onde começou a ser conhecido. No mesmo ano foi contratado pela Odeon, levado por Joãozinho, do Trio Irakitan.

Logo despontou nas paradas chegando aos primeiros lugares com músicas como Que queres tu de mim, Sentimental de mais, O trovador e Somos iguais, todas da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim.

Esses sucessos abriram-lhe as portas de uma bem sucedida carreira internacional, onde passou a ser ídolo por toda América Latina.

Em pouco tempo passou a ser um dos mais populares cantores estrangeiros nos Estados Unidos, apresentando concorridos shows para comunidades latino-americanas nos EUA.

Apresentava-se no clube noturno El Continente, nos Estados Unidos, quando faleceu, vítima de derrame cerebral. Tinha apenas 43 anos e vivia o auge de sua carreira.

Era casado com a cantora Marta Mendonça e deixou os filhos Deusa Dutra e Altemar Dutra Filho, que também seguiu a vida artística, tornando-se cantor.

O vídeo mostra uma apresentação do cantor onde canta um pout-pourri de quatro grandes sucessos.

Nenhum comentário: