sexta-feira, 5 de março de 2010

Seriados - 43


MAYA

O seriado foi baseado no longa Maya The Magnificent, produzido por Frank e Maurice King e distribuído pela MGM – Metro-Goldwin-Mayer em 1966.

Em 1967 a MGM Television resolveu criar o seriado televisivo, tendo a dupla juvenil Jay North e Sajid Khan, vivendo os amigos Terry Bowen e Raji, respectivamente, e a elefanta Maya.

Foi apenas uma temporada, de 16 de setembro de 1967 a 10 de fevereiro de 1968, num total de 18 episódios de uma hora de duração cada. As filmagens aconteceram em Srinigar, Kashmir, na Índia.

A série contava as aventuras de um garoto americano, Terry, que havia fugido para a Índia, a procura de seu pai, um caçador de tigres que era dado como morto. Já Raji era o garoto hindu que havia roubado a elefanta Maya, livrando-a de ser sacrificada no ritual de um templo.

Os jovens se juntam e passam a se ajudar mutuamente, sempre em companhia do inteligentíssimo paquiderme.

Não raro Raji era perseguido pela polícia local e vivia em fuga. A mesma polícia estava à procura de Terry, o garoto americano.

As vezes Raji usava um barro que escurecia o corpo de Terry, para que ele parecesse hindu, para poder fugir dos policiais.

Uma grande amizade cresceu e os dois passaram a empreender longa e perigoso jornada, onde Raji vai ensinando ao amigo os costumes e aprendendo novidades da cultura americana.

Infelizmente em nossas pesquisas não conseguimos encontrar vídeos do seriado, nem do filme que deu origem à série.

Curiosidades
<> Muitos críticos consideram o seriado melhor que o longa que deu origem à série.
<> Jay North já era nome conhecido pois havia ficado famoso por protagonizar Dennis – O Pimentinha
<> Sajid Khan era muito conhecido na Índia, pois além de ator também era cantor de sucesso.
<> No Brasil, Maya foi exibido no início dos anos 70 pela Record e pela Tupi.
Na falta de um vídeo, vamos postar várias fotos do seriado.


Nenhum comentário: