quarta-feira, 24 de março de 2010

Novelas - 21

NINO, O ITALIANINHO


Produzida pela Tupi, entre 1 de maio de 1969 a 5 de julho de 1970, em preto e branco, foi escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão e dirigida por Geraldo Vietri, apresentada no horário das 19h.

Teve o elenco encabeçado por Juca de Oliveira, Aracy Balabanian e Bibi Voguel, contando ainda com nomes como Elizabeth Hartmann, Elias Gleiser, Myriam Muniz, Dinah Lisboa, Wilson Fragoso, Etty Fraser, Dirce Migliaccio, Marcos Plonka, Marisa Sanches, Tony Ramos, Denis Carvalho, Paulo Figueiredo, Ana Rosa, Annamaria Dias, Guy Loup e outros.

Numa vila no bairro do Bixiga, era a história do imigrante italiano Nino (Juca), um homem, simples, por vezes rude, mas de grande coração que com muito trabalho havia conseguido comprar um açougue.

Era apaixonado pela vizinha Natália (Bibi), que o esbobava por estar interessada no rico Renato (Fragoso).
Nino, por sua vez, despertava o amor de Bianca (Aracy), uma jovem tímida, retraída, que tinha um defeito em uma das pernas.
O vídeo mostra algumas cenas de Juca de Oliveira e Aracy Balabanian em Nino, as imagens são do sempre excelente Canal Memória.


Curiosidades
<> Nino elevou Juca de Oliveira a galã número 1 da televisão braisleira na época.
<> Foi a primeira telenovela brasileira a ter seu texto exportado, tendo sido co-produzida no Peru e Argentina, com o título Nino, las cosas simples de la vida, no Peru e simplesmente Nino, na Argentina.
<> A personagem Dona Santa (Myriam Muniz) foi inspirada na avó de Geraldo Vietri
<> A novela marcou a estréia de Bibi Voguel

Nenhum comentário: