quinta-feira, 11 de março de 2010

Novelas - 20

A PEQUENA ÓRFÃ

Exibida pela Excelsior de 1º de junho de 1968 a maio de 1969, escrita por Teixeira Filho e dirigida por Dionísio de Azevedo.

A novela era protagonizada pela garotinha Patrícia Ayres (depois substituída por Marize Ney) e Dionísio Azevedo. Tinha também no elenco Riva Nimitz, Lurdinha Félix, Roberto Maya, Yara Amaral, Eduardo Abbas, Nádia Lippi, Ruthinéa de Moraes, Djalma Lúcio e Glória Pires, entre outros.

Contava a estória da pequena Maria Clara, ou Toquinho (Patrícia), como era chamada por todos, uma menina abandonada pelos pais, que vive num orfanato.

Esperta e inteligente, ela sofre nas mãos da malvada Dona Elza, uma mulher encrenqueira e possessiva, magistralmente vivida por Riva Nimitz, e sempre que pode foge do orfanato.

Numa de suas fugas, encontra o Velho Gui (Dionísio), a quem se afeiçoa.

Velho Gui faz o possível para dar uma vida digna à pequena.

O vídeo - cujos créditos vão para o sempre excelente MofoTV - mostra cenas da novela recuperadas e exibidas no Vídeo Show da Globo.
Curiosidades
<> No final dos anos 60, início dos anos 70, o filão criança abandonada estava na moda nas novelas brasileiras. Além de A Pequena Órfã, que foi a de makior sucesso, havia também na mesma época Pingo de Gente (Record), Sozinho no Mundo (Tupi) e Sou Criança, Quero Viver (Bandeirantes).
<> Apesar de ter terminado em maio de 1969, em 1970 foi reapresentada, desta feita pela Globo.
<> Foi base de outras novelas: Sonho Meu, da Globo e Prova de Amor, da Record.
<> Primeiro trabalho em novela de Glória Pires, então com 5 anos.
<> Patrícia Ayres, filha do ator Percy Ayres, saiu antes do final da novela. Para seu lugar contrataram Marize Ney, que era parecida com Patrícia, mas 3 anos mais velha.
<> Para contornar a situação o autor deu um salto de 3 anos na trama. Porém só a protagonista ficou mais velha. Todos os outros personagens continuaram igauizinhos, até com o mesmo cabelo, passados 3 anos...
<> Um filme com o mesmo nome e também baseado na novela foi rodado em 1973. A ilustração, acima à direita, é o cartaz do filme.

Nenhum comentário: