terça-feira, 16 de março de 2010

Curiosidades - 7

AS HELENAS DE MANOEL CARLOS

Não é segredo para ninguém que o autor Manoel Carlos tem uma relação de amor com o nome Helena.

Em suas novelas e seriados, a protagonista sempre é Helena.

Vamos conferir as 8 Helenas de Manoel Carlos.

BAILA COMIGO


Em 1981, em Baila Comigo, a primeira Helena não era propriamente a protagonista. Porém foi a que deu início à – digamos – Saga das Helenas. Vivida por Líliam Lemmertz, ela fazia par com Raul Cortês. Originariamente Helena deveria ser vivida por Fernanda Montenegro, mas a direção da Globo interveio em favor de Liliam Lemmertz, então Manoel escreveu um papel especial para Fernanda, que viveu Sílvia Toledo.

Cena em que Helena revela à Quinzinho a verdade sobre seu pai. Momento marcante em que Liliam Lemmertz dá um show.





FELICIDADE

Maitê Proença emprestou toda sua beleza exuberante à Helena de Felicidade, em 1991. Porém, problemas de saúde do marido da atriz na época, quase fizeram com que Maitê desistisse do papel. Chegou-se a cogitar Vera Fisher ou Cristiana Oliveira, mas no fim Maitê acabou sendo realmente a protagonista. Maitê fez par com Tony Ramos.

Helena recebe uma boneca ensanguentada e desespera-se sob a maldade de Débora.



HISTÓRIA DE AMOR

Regina Duarte viveu a primeira de suas 3 Helenas nesta novela de 1995. O papel foi um presente pelos 30 anos de carreira de Regina na Globo e seu primeiro papel numa novela global das 18h. O trio central da novela foi Regina Duarte, José Mayer e Lilia Cabral. O mesmo trio seria o centro de Páginas da Vida, em 2006, também de Manoel Carlos.

Num posto de gasolina Helena e Paula perdem a pose e saem no tapa



POR AMOR

Em 1997, Por Amor repetiu Regina Duarte vivendo sua segunda Helena. Desta feita ela fazia par com Antonio Fagundes, mas praticamente abria mão de sua felicidade pela felicidade da filha Maria Eduarda, que na verdade era vivida por Gabriela Duarte, a Própria filha de Regina. Durante a novela uma nota triste: o falecimento do diretor Paulo Ubiratan.

Após trocar seu bebê vivo, pelo bebê de Maria Eduarda, morto, Helena ora na capela. Momento lindo.



LAÇOS DE FAMÍLIA

Desta feita Helena foi vivida por Vera Fisher, dividida entre o amor jovem de Edu (Reynaldo Gianecchini) e o amor maduro de Miguel (Tony Ramos). A novela marcou um momento antológico quando Camila (Carolina Dieckmann), filha de Helena, tem sua cabeça raspada por conta do tratamento de um câncer. No final, Helena consegue engraviar e dar à luz uma filha cujo sangue salva a vida de Camila.


Helena e Camila, mãe e filha, brigaram pelo amor de Edu. Camila, acaba pedindo desculpas à mãe, que abre mão do amado para a felicidade da filha.



MULHERES APAIXONADAS

Desta feita Christiane Torlone viveu a Helena de Manoel Carlos, em 2003. Helena namorava César (José Mayer) quando deixou-o, apaixonada por Téo (Tony Ramos), com quem casou-se. Após anos de um casamento estável, porém sem maiores emoções, César volta à vida de Helena e ela fica balançada. Um dos grandes momentos é quando Téo revela à Helena que Lucas (Victor Curgula) é filho dele com Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma ex-prostituta e não com ela, Helena.

E, sem palavras, como todo final feliz, beijos, muitos beijos...



PÁGINAS DA VIDA

Regina Duarte volta para viver sua terceira Helena em Páginas da Vida de 2006. Desta feita Helena é uma médica que vai lutar pela vida da pequena Clarinha (Joana Mocarzel), uma menina com Síndrome de Down, que é adotada por ela. No final a criança é o centro da disputa entre Helena e Léo (Thiago Rodrigues) o pai da criança. No meio a avó Marta, vilâ magistralmente vivida por Lília Cabral.

Quebrando o clichê que ultima cena de novela tem que ter o beijo do mocinho e da mocinha, Páginas da Vida carrega de emoção suas últimas cenas...



VIVER A VIDA

Em 2009 estréia Viver a Vida onde Helena é vivida por Taís Araújo a primeira Helena Negra de Manoel Carlos. Helena é uma lindíssima modelo de sucesso que casa-se com o maduro Marcos (José Mayer), mas fica dividida entre ele e o jovem Bruno (Thiago Lacerda). Helena tem como rival Luciana (Aline Moraes) no mundo das passarelas, mas um acidente deixa Luciana paraplégica. Ela aliás, de rival passa a ser enteada de Helena e acabam amigas.


Esperado beijo entre Bruno e Helena. Por enquanto proibido. Mas a novela ainda revela muitas surpresas...

Nenhum comentário: