segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vilãs e Vilões - 6



MARTA TOLEDO FLORES (LÍLIA CABRAL)


Em Páginas da Vida, Globo, 2006/2007, Lília Cabral protagonizou uma grande vilã. Possivelmente - em termos de vilania – a maior de sua carreira em telenovelas.

Na atração de Manoel Carlos ela foi Marta Toledo Flores, antagonista de Helena Camargo Varella, vivida por Regina Duarte.

Amargurada, Marta era uma mulher solitária, muito embora vivesse em família. Era casada com Alex (Marcos Caruso) e mãe de Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Sérgio (Max Fercondini).

Dona de um Salão de Festas Infantis, Marta é uma mulher dura, que dizia que a vida engole as pessoas boas. Fazia contraponto ao coração generoso e justo de Alex.

Apesar de bem nascida, compete com a irmã Verônica (Sílvia Salgado), melhor situada financeiramente. Não se preocupa em mostrar que gosta mais da filha Nanda que do filho Sérgio e não tem o menor constrangimento em rejeitar a neta que tem Síndrome de Down.

Francisco (Gabriel Kaufmann) e Clara (Joana Mocarzel) são filhos de Nanda. Francisco é um menino absolutamente normal e tem a simpatia de Marta. Já Clarinha, por ser portadora de Síndrome de Down, sofre tremenda rejeição.

O final de Marta é a solidão e a loucura.

Marta rendeu à Lília Cabral os prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Extra de Televisão. Ainda houve a indicação para o Emmy (o Oscar da televisão internacional).

Como curiosidade, o papel de Marta havia sido oferecido à Renata Sorrah, que acabou não aceitando pois recentemente havia vivido a marcante vilã Nazaré Tedesco em Senhora do Destino.

Uma das várias brigas entre Marta e Alex aconteceu no capítulo 23 da novela.


No capítulo 27, Helena revela à Marta que sua neta tem Síndrome de Down. Foi um capítulo dos mais polêmicos. Denso, pesado, a interpretação das atrizes revela duas grandes feras. Ao final da gravação Lília ficou bastante deprimida, tendo sido amparada com muito carinho pelos colegas de elenco e produção.

Nenhum comentário: