quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tributos - 69

MORRE MURILO ANTUNES ALVES


Morreu na segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010, aos 90 anos, o jornalista Murilo Antunes Alves, o colaborador mais antigo da Rede Record de Rádio e Televisão.

Nascido em Itapetininga, o radialista iniciou suas atividades na Rádio Record em 1947.

Entre inúmeras matérias, entrevistou o escritor Monteiro Lobato – que não acreditava que o “canudo que escuta” (o microfone) seria capaz de gravar “minhas besteiras” e levar às pessoas. Dois dias depois, Monteiro Lobato morreria, em 1948.

Em 1953 Murilo iniciou com a TV Record e não parou mais.

Entrevistou, entre outros, Getúlio Vargas, Juscelino, Jânio Quadros, com quem veio a trabalhar sendo seu assessor em Brasília.

Fez coberturas nacionais e internacionais e – possivelmente – pode ter sido o primeiro âncora do telejornalismo brasileiros no programa Record em Notícias, que foi apelidado de Jornal da Tosse, devido à idade avançada de seus integrantes.

Segundo seus familiares, Murilo Antunes Alves, mesmo afastado das câmeras e microfones, ainda freqüentava assiduamente a Record, mesmo que fosse apenas para almoçar com os amigos.

Enveredou pela política e, como deputado, foi autor da lei que obriga o uso do cinto de segurança.

Ele deixa um grande acervo que está com a família.

O corpo de Murilo foi enterrado em Alambari, cidade próxima à Itapetininga, sua terra natal.

Murilo Antunes Alves nasceu em 24 de agosto de 1919. Estava, portanto, com 90 anos.

O vídeo mostra a chegada ao Brasil, em 1958, do ídolo internacional Bill Halley, a convite da Rádio e TV Record. Murilo Antunes Alves estava no Aeroporto de Congonhas para recepcioná-lo, bem como a seus Cometas. Vale destacar a linguagem da época.

A famosa entrevista com Monteiro Lobato, concedida à Murilo e à Rádio Record, foi feita dois dias antes do falecimento do gênio brasileiro, vitimado por derrame.

Nenhum comentário: