sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Grupos e Conjuntos - 9 e Em Família - 9


OS BEE GEES
FAMÍLIA GIBB

Os músicos regionais ingleses Hugh Gibb e Barbara Pass tiveram cinco filhos.

A mais velha foi Lesley Barbara, nascida em 1945. Em 1946 nasceu Barry Alan Crompton e em 1949 chegaram os gêmeos Robin Hugh e Maurice Ernest. Finalmente em 1958 nasceu o caçula Andrew.

Barry, Robin e Maurice, seguindo a veia artística dos pais, acabaram formando o grupo Bee Gees, um dos maiores fenômenos musicais de todos os tempos. Andrew seguiu carreira solo.

Bee Gees

Os Bee Gees iniciaram em 1958, quando a família mudou-se para a Austrália, mas só despontaram para o sucesso em 1966, estando ainda hoje entre os quatro artistas que mais venderam discos no mundo em todos os tempos.
Passaram pelos mais diferentes ritmos como baladas, rock, country, romântico e pop, entre outros.

Venderam mais de 280 milhões de discos pelo mundo e o álbum Saturday Night Fever é o segundo álbum mais vendido da história, perdendo apenas para Thriller, de Michael Jackson.

Os Bee Gees estão inclusos no Hall da Fama de Grupos Vocais, Hall daFama do Rock and Roll e Roll da Fama dos Compositores. Ganharam nove prêmios Grammy, o Oscar da música.
Em 1967 os irmãos voltaram a Inglaterra e começaram a batalhar de verdade. A canção que lançou o trio ao estrelato mundial foi Massachusetts. Foi o primeiro single a chegar ao topo das paradas mundiais em mais de dez países.

Outros grandes sucessos foram Words, To Love Somebody e I’ve Gotta Get a Message To You, entre outras.

Em 1968 I Started a Joke alcançou o primeirolugar nas paradas do Brasil.

Desentendimentos fizeram com que Robin deixasse o grupo em 1969, tendo gravado um disco solo. Barry e Maurice continuaram juntos, mas sem sucesso.
Em 1971 os irmãos voltaram a cantar juntos, chegaram a fazer sucesso nos Estados Unidos, mas a banda foi decaindo, chegando quase à falência.

Foram anos de luta e lançamentos fracassados até que no final dos anos 70 foram convidados para a trilha sonora do filme Saturday Night Fever, o que tornou-se um fenômeno de vendas e relançou o grupo ao estrelato só comparado aos Beatles.

Além do sucesso do próprio grupo, outras músicas de autoria dos irmãos Gibb alcançaram fama com outros cantores. Caso de If i Can’t Have You, com Yvonne Elliman e Emotion, com Samantha Sang.

Em 1978 Barry compôs a faixa-título do filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina, outro sucesso mundial, interpretado pelo amigo Frank Valli.

Os irmãos ainda atacaram de cinema, participando do filme musical Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, baseado no álbum homônimo dos Beatles.

Estrelas de primeira grandeza, os irmãos convidaram várias vezes o caçula Andy, mas este nunca se juntou ao grupo. Mesmo assim, em carreira solo, chegou a fazer suceso também, principalmente entre 1978 e 1980.

Ainda no auge da fama e altamente consagrados, os Bee Gees resolveram, nos anos 80, dar um tempo e passaram a trabalhar como produtores de outros artistas.

Foi assim que trabalharam para sucesso de grandes artistas como Dionne Warwick (1982), Kenny Rogers (1983) e Diana Ross (1985), entre outros.

Em 1986 a banda voltou a trabalhar junta alternando bons e maus momentos.

Um grande abalo aconteceu em 1988, com a morte de Andy Gibb (foto à direita), que sofria de problema cardíaco, agravado após anos de uso de álcool e drogas. Ele tinha apenas 29 anos.

De 1991 a 200 o grupo voltou a fazer sucesso no mundo todo e ganhou muitos premios. Não raro frequentou o top 10 das paradas de sucesso.

Em 12 de janeiro de 2003 um ataque cardíaco leva Maurice Gibb, um dos gêmeos e abala novamente a estrutura do grupo que anuncia o fim dos Bee Gees.

Barry e Robin continuaram com carreiras solo.

Em 2006 os irmãos se reuniram para shows beneficentes em Miami e Londres. No mesmo ano receberam um prêmio da Academia Britânica da Música.

Mas Maurice era o que se podia chamar de pomba da paz entre Barry e Robin. Com sua morte a união entre os dois jamais foi a mesma.

Mesmo assim em 2007 Barry e Robin gravaram um documentário sobre a repercussão de suas músicas no filme Saturday Night Fever, que foi lançado em DVD, em comemoração aos 30 anos do lançamento do filme.

Em 2009 os irmãos reuniram-se novamente e anunciaram a volta dos Bee Gees.

Há vários planos para tournês pelo mundo inteiro.

Os vídeos mostram alguns dos muitos momentos do grupo.







Curiosidades
<> Os Bee Gees herdaram alguns instrumentos musicais usados pelos Beatles.
<> Em algumas entrevistas, Maurice Gibb revela que John Lennon o ensinou a beber.
<> Os Bee Gees começaram a cantar por "acidente", pois Maurice quebrou o disco que os irmãos iriam dublar.
<> Para operar a câmera filmadora, Maurice Gibb não aparece nas gravações caseiras na infância dos Bee Gees.
<> Maurice Gibb já chegou a apontar uma arma para seus dois irmãos.
<> Os Bee Gees são até hoje os únicos músicos que conseguiram cinco músicas suas no TOP 10 mundial.
<> Barry, Robin e Maurice Gibb são os unicos compositores a terem pelo menos 1 canção a chagar no primeiro lugar das paradas em cinco décadas distintas: 60's, 70's, 80's, 90's e 2000's.
<> O local onde os Bee Gees começaram a cantar hoje é uma funerária.
<> Muitos artistas gravaram músicas compostas pelos Bee Gees,entre eles: Elvis Presley, Janis Joplin, Barbra Streisand, N Sync, Celine Dion, Al Green, Diana Ross, Kenny Rogers, Dolly Parton, Dionne Warwick, Johnny Mathis, e Sarah Vaughn, entre outros.
<> Barry Gibb considera-se melhor compositor do que cantor.

Nenhum comentário: