quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cantores - 7


NOITE ILUSTRADA

Nascido Mário Souza Marques Filho em Pirapetinga/MG, 10 de abril de 1928 e falecido em Atibaia/SP, 28 de julho de 2003, em decorrência de câncer de pulmão, aos 75 anos.

O apelido Noite Ilustrada surgiu quando apresentou-se num programa comandado por Zé Trindade, na cidade de Além Paraíba, em Minas Gerais. Na hora da apresentação, Zé Trindade esqueceu o nome de Mário e, como este tinha no bolso da calça um exemplar da revista Noite Ilustrada, apresentou-o com o nome da revista. Mário não gostou, mas isso foi exatamente o motivo maior que fez com que o apelido pegasse.

No início dos anos 50 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de Samba Portela. Em 1955 veio com a Escola apresentar-se em São Paulo, onde acabou fixando residência.

Em 1958 foi contratado pela Rádio Nacional de São Paulo e pela TV Paulista (futura Globo), deslanchou na carreira, gravando o primeiro de muitos discos. Trabalhou em várias casas noturnas.

Seu sucesso maior foi Volta Por Cima, de Paulo Vanzolini, gravado em 1963, e O Neguinho e a Senhorita. Uma curiosidade: foi o primeiro a garvar Balada Número 7, música em homenagem à Mané Garrincha.

Balada Número 7, entretanto fez sucesso na voz de Moacir Franco de tal maneira, que poucos sabem que quem a gravou primeiro foi Noite Iluistrada.

Em 1984 foi morar em Recife/PE e a partir de 1994 estabeleceu-se em Atibaia/SP, onde viveria até sua morte.

O vídeo mostra apresentação do cantor no programa Ponto de Encontro da TV Cultura cantando seu sucesso maior.


Nenhum comentário: